(Gaspar Nobrega/COB)
Agora ou nunca! A partir da próxima quinta-feira (14), o Brasil terá a última oportunidade de classificar a seleção masculina de handebol aos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A equipe disputará o Pré-Olímpico da modalidade, de olho em garantir seu lugar no evento multiesportivo. Até o momento, a transmissão da competição não está definida.
Em um dos torneios Pré-Olímpicos, o Brasil enfrentará a Espanha, país sede do campeonato, a Eslovênia e o Bahrein. Após a realização de três rodadas, as duas melhores equipes classificadas se garantem nas Olimpíadas de Paris. A estreia da seleção brasileira ocorrerá nesta quinta-feira (14), às 17h (horário de Brasília-DF), contra os eslovenos. Depois, o time encara o país asiático na sexta-feira (15), às 14h30. Por fim, o Brasil encerra sua campanha enfrentando os espanhóis no domingo (17), às 13h45.
Convocação brasileira e histórico nas Olimpíadas
Para conquistar a vaga em Paris, o técnico Marcus Tatá convocou 19 atletas, que formarão o grupo definitivo que entrará em quadra no Pré-Olímpico. Entre os integrantes, destaque para a presença de 11 nomes que disputaram os Jogos de Tóquio-2020. Na ocasião, o Brasil caiu ainda na fase de grupos, com uma campanha de uma vitória e quatro derrotas em cinco partidas.
Se conseguir um resultado positivo na Espanha, a seleção brasileira irá se garantir na sua sétima edição de Jogos Olímpicos. A equipe chegou mais longe nas Olimpíadas do Rio-2016, quando parou nas quartas de final. Lembrando que o Brasil já poderia estar classificado para Paris, caso tivesse conquistado a medalha de ouro no Pan de Santiago-2023. No entanto, o time verde-amarelo perdeu a decisão para a Argentina pelo placar de 32 a 25.
Lista completa do Brasil
Goleiros: Leonardo Terçariol, Mateus Cristian e Rangel Luan;
Pontas: Guilherme Torriani, Jean Pierre, Rudolph Hackbarth e Washington Luiz;
Centrais: Acácio Marques, João Pedro Silva e Leonardo Abrahão;
Laterais: Bryan Monte, Gustavo Rodrigues, Haniel Vinicius, Leonardo Dutra, Thiagus Petrus e Vinicius Angelo;
Pivôs: Edney Silva, Guilherme Borges, Rogério Moraes e Vinicius Teixeira.