André Mazzuco aceitou a proposta para ser o novo diretor de futebol do Athletico. O dirigente de 45 anos retorna à cidade natal após o melhor trabalho da carreira e dois anos depois de ter sido preterido no rival Coritiba.
Mazzuco foi responsável por gerenciar a grande campanha do Botafogo em 2023. O clube carioca perdeu o título do Brasileirão após abrir 13 pontos de vantagem, mas conseguiu a classificação para a Libertadores após sete anos.
O dirigente atuou como homem de confiança do norte-americano John Textor, que comprou a SAF do Botafogo. Ele fez o elo entre o empresário e o clube, além de gerir o departamento de futebol.
Para se ter noção, Mazzuco foi o primeiro nome anunciado por Textor. O trabalho foi construído a partir do dirigente, que foi muito exaltado pelo dono do clube carioca.
“André Mazzuco tem uma experiência incrível na Série A, grandes relações, ele realmente é adorado. Soube do André de relações respeitáveis que temos na Europa, ele é conhecido como alguém muito acessível, tático e inteligente”, justificou a escolha, em entrevista ao ge.globo, na época.
A passagem positiva no Rio de Janeiro aumenta as expectativas no Furacão. Ele deve atuar sob a gestão do CEO Alexandre Leitão e do presidente Mario Celso Petraglia para atuar em contrações ao time comandado por Cuca para alcançar títulos no centenário do clube.
“Revelado” no Paraná Clube e preterido no Coritiba
Com formação em Educação Física, além de pós graduação e mestrado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mazzuco também é professor e colaborador dos cursos da CBF Academy (Licença A).
O início foi como preparador físico por quatro anos no Paraná Clube, antes de assumir o papel de gestor no Coritiba. De 2008 a 2015, ele atuou na coordenação das categorias de base e a superintendência do time profissional do Coritiba.
Na proposta do Athletico, o fator da cidade pesou. Em entrevista ao UmDois Esportes no ano passado, Mazzuco já tinha dito que gostaria de retornar à capital paranaense.
“Espero poder voltar para Curitiba um dia. Sempre fui muito feliz aqui, pessoalmente, familiarmente e profissionalmente”, afirmou ele, sem fechar as portas ao Furacão o ser questionado sobre o retorno ao Coxa.
No fim de 2021, quando o Alviverde conquistou o acesso para a Série A do Brasileirão, Mazzuco quase voltou ao Coritiba. No entanto, a direção do clube preferiu a contratação de Renê Simões para o cargo de diretor de futebol.
“Eu estava totalmente disposto. Ficou muito próximo mesmo. Mas no final era uma opção do clube”, disse.
O último trabalho de Mazzuco em Curitiba foi pelo Paraná Clube, entre novembro de 2018 e maio de 2019, quando o time estava virtualmente rebaixamento na Série A. A intenção era voltar para a Primeira Divisão, mas o executivo aceitou uma proposta para ir ao Vasco.
O dirigente ainda teve passagens por RB Brasil (2016 e 2017), Paysandu (2017 e 2018), Cruzeiro (2021) e do Santos (em 21), além do Botafogo (2022 a 2024).