Próximo de fechar com o Atlético, o meia-atacante Robert Santos nem sequer foi relacionado para o jogo do Athletic deste sábado (16/3). Na Arena Sicredi, o clube de São João del-Rei enfrenta o Uberlândia pela partida de volta da semifinal do Troféu Inconfidência – a ida terminou com empate por 2 a 2.
Na escalação divulgada pelo Esquadrão de Aço, Robert perdeu a vaga e a camisa 10 para David Braga, atleta que foi reserva do próprio alvo do Galo na última partida do Athletic – a derrota por 2 a 0 para o CRB, na terça-feira (12/3), no Rei Pelé, pela Copa do Brasil.
Procurado pelo No Ataque, a assessoria do Athletic justificou a ausência do meia-atacante de 20 anos ao afirmar que ele foi “poupado por desgaste”.
Porém, outra situação rodeia a conexão entre Athletic e Robert Santos. Como noticiado na quarta-feira (13/3) pelo No Ataque, o Atlético avançou pela contratação do meia-atacante.
As conversas caminharam para um desfecho positivo entre as partes nesta semana, e a tendência é que o jovem seja anunciado como novo reforço do Galo nos próximos dias.
Negociação entre Atlético e Robert
Robert deve ser contratado pelo Atlético por meio de um empréstimo, válido até dezembro de 2024, com opção de compra ao fim do vínculo. A informação do avanço das conversas foi noticiada pelo portal Fala Galo e confirmada pelo No Ataque na noite de quarta-feira (13/3).
O clube da capital enfrenta grande concorrência por Robert. Ao menos dois clubes da Série A do Campeonato Brasileiro também tiveram tratativas formais para tentar contratar o garoto.
Atlético e Athletic devem chegar a um acordo pela cessão temporária do jogador em negociação com valores inferiores a R$ 1 milhão. De maneira oficial, como de costume, o Galo não comenta as conversas.
O meia-atacante tem o perfil prioritariamente procurado pela Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Atlético no mercado da bola: atleta jovem, com bom potencial de retorno técnico e financeiro. Ainda em delicada situação orçamentária, o clube mineiro espera evoluir no quesito vendas de jogadores e diminuir as distâncias para os principais concorrentes nos valores das negociações de saída.
Embora a janela de transferências tenha se encerrado em 7 de março, o Galo se apoia em uma cláusula do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas para regularizar possíveis novos reforços. Entre os dias 1° e 19 de abril, clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro terão a oportunidade de contratar e registrar jogadores que tenham sido inscritos em algum estadual – caso de Robert.
Trajetória de Robert
Robert Santos ainda não havia atuado como profissional antes da chegada ao Athletic. Ele teve passagem pelas categorias sub-15 de Jacuipense e Vitória; pelo sub-17 do Palmeiras; pelo sub-20 e pelo sub-23 do Bahia, e, por fim, pelo sub-23 do Portimonense, de Portugal.
No Verdão, inclusive, o meia-atacante chegou a dividir vestiário com o atacante Endrick, maior revelação do Palmeiras nos últimos anos. O ex-colega de Robert foi vendido para o Real Madrid, da Espanha.
Neste ano, com nove jogos disputados, o jovem se destacou pelo Athletic, que jogará a Série C do Campeonato Brasileiro. Um de seus quatro gols na temporada foi marcado na vitória do Esquadrão de Aço sobre o Volta Redonda, por 1 a 0, que valeu classificação à segunda fase da Copa do Brasil.
- Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!