Quem avança? Palpites do Gringolândia para últimos confrontos das oitavas da Champions
Chamado de “senhor Champions” pelos companheiros de clube, Galeno marcou o gol da vitória sobre o Arsenal na ida pelas oitavas de final e chegou a cinco, um a menos que os atuais artilheiros. Ele, que volta a campo pela competição nesta terça-feira, é o maior garçom, com quatro assistências, mesmo número de Saka.
Participações em gols na Champions League 2023/24:
- 1) Galeno (Porto) – 9 (5 gols e 4 assistências)
Kane (Bayern de Munique) – 9 (6 gols e 3 assistências) - 3) Bellingham (Real Madrid) – 8 (4 gols e 4 assistências)
- 4) Foden (Manchester City) – 7 (4 gols e 3 assistências)
Saka (Arsenal) – 7 (3 gols e 4 assistências)
Galeno em Porto x Arsenal pela Champions League — Foto: Reuters
Galeno, que é destro e costuma atuar pelo lado esquerdo do campo, é maranhense de Barra da Corda e atuou muito pouco como profissional antes de deixar o Brasil. Fez base no Trindade e ainda vestiu a camisa do Grêmio Anápolis, ambos de Goiás, antes de ser contratado para o Porto B.
Já em Portugal, foi emprestado para Portimonense e Rio Ave antes de transferir-se para o Braga. O bom desempenho entre 2019 e 2021 fez com que o Porto acertasse seu retorno, com contrato atual firmado até 2028.
Segundo dados do Transfermarkt, Galeno foi vendido pelo Porto ao Braga por 3,5 milhões de euros. Em 2022, foi recontratado por 9,9 milhões (R$ 59,4 milhões na cotação da época). Durante a passagem pelo Braga, obteve cidadania portuguesa e chegou a ser cotado para defender a seleção local.
Galeno pelo Porto:
- 110 jogos
- 81 vitórias
- 15 empates
- 14 derrotas
- 30 gols
- 5 títulos