-
Guilherme Sacco
17 de fev, 2024, 08:00
Neste sábado (17), o All-Star Weekend, o fim de semana das estrelas da NBA, terá um evento bastante especial. Stephen Curry, considerado por muitos o maior arremessador de todos os tempos, será desafiado por Sabrina Ionescu em uma competição de três pontos, em evento que começa às 22h (de Brasília) e terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.
Mas quem é a estrela da WNBA que está desafiando Steph?
Ionescu ganhou projeção mundial em julho do ano passado, quando acertou 25 dos 27 arremessos do desafio de três pontos do fim de semana das estrelas da WNBA, estabelecendo o recorde de pontos da competição tanto no feminino quanto no masculino, com 37.
Nascida na Califórnia e descendente de romenos, Ionescu começou sua carreira no high school americano (equivalente ao ensino médio no Brasil) e se destacou a ponto de ser convocada para o Mundial sub-17 de 2014, quando ganhou a medalha de ouro com os Estados Unidos.
Dois anos depois, Sabrina escolheu representar a faculdade de Oregon no college. Foi aí que ela começou a ganhar projeção nacional no país. Pelos Ducks, Ionescu acumulou 26 triplos-duplos e se tornou a pessoa com a marca em mais jogos na história da NCAA, independente de gênero.
Apesar de não ter conquistado o título nacional, o impacto de Ionescu no programa de basquete feminino de Oregon foi evidente. Na temporada antes de sua chegada, a média de público dos jogos do basquete feminino dos Ducks era de 1.501 pessoas.
Em seu primeiro ano, a média subiu para 4.200. No ano seguinte, saltou para 7.100. Em seu último ano, mais de 10 mil pessoas estavam em cada jogo de Oregon.
Em 2020, Sabrina se colocou no Draft da WNBA e, como esperado, foi selecionada com a primeira escolha pelo New York Liberty.
No terceiro jogo de sua carreira, porém, Ionescu teve uma grave lesão no joelho e perdeu toda sua temporada de estreia na liga.
No ano seguinte, voltou de lesão e se transformou na jogadora mais jovem da história da WNBA a conseguir um triplo-duplo.
Na última temporada, teve seu primeiro grande ano na liga e foi selecionada para o All-Star, além de ter quebrado o recorde no torneio de 3 pontos.
Agora, ela terá sua chance de aparecer de vez para o mundo no duelo contra Steph.