Só para assinantes
Assine UOL
Para veículos da imprensa inglesa, o atacante brasileiro Antony merece o título de “pior contratação da história” do Manchester United.
A definição, que foi utilizada pelo tabloide “The Sun” e pelos sites “Goal.com” e “TeamTalk”, entre outros, é resultado do tamanho da decepção que o ex-jogador do São Paulo e do Ajax provocou em Old Trafford.
Antony custou 95 milhões de euros (R$ 510,1 milhões) e é o segundo reforço mais caro do clube em todos os tempos. Mas, apesar de estar na Inglaterra há um ano e seis meses, ele ainda não chegou nem à marca de dez gols com a tradicional camisa vermelha.
Mais que isso: na atual edição do Campeonato Inglês (26 rodadas), o brasileiro não conseguiu balançar as redes e nem dar sequer um mísero passe para gol.
Zerado
Antony está completamente zerado na competição há dez meses, desde o dia 13 de maio do ano passado, quando distribuiu uma assistência ne goleada por 4 a 0 do United sobre o Wolverhampton.
Para encontrar seu último gol na liga nacional mais badalada do planeta, é preciso voltar ainda mais no tempo. Foi em 16 de abril de 2023 que o camisa 21 deixou sua marca na vitória por 2 a 0 ante o Nottingham Forest.
Mesmo considerando também as outras competições da temporada, Antony passou um semestre inteiro sem ter participação direta em gols. O jejum só foi quebrado no confronto contra o modesto Newport County, da quarta divisão, em 28 de janeiro, quando anotou um tento e deu uma assistência.
E, depois dessa partida, válida pela quarta rodada da Copa da Inglaterra, a sina de o brasileiro nada produzir em campo (pelo menos, nada que movimente o placar) voltou com tudo.
Perdeu vaga até para menino da base
Contratado para ser o dono do lado direito do ataque do United, Antony hoje é reserva da revelação argentina Alejandro Garnacho, que originalmente jogava pela esquerda e mudou de lado para ajudar resolver o “problema” da equipe.
Só que o descontentamento do técnico Erik ten Hag com o brasileiro é tão grande que, na rodada passada do Inglês, sem poder contar com o novo titular da posição, ele preferiu escalar o garoto Omari Forson, de 19 anos, que ainda joga pelas equipes de base do clube, e deixar o estrelado reforço no banco.
Cada vez menos importante em Old Trafford, Antony soma apenas quatro minutos em campo nas últimas quatro rodadas da Premier League. Em duas delas, aliás, ele sequer deixou a reserva.
Engolir o prejuízo
De acordo com o jornal “Daily Mail’, o atacante brasileiro é um dos jogadores que a diretoria do United pretende negociar na próxima janela de transferências.
O clube inglês, no entanto, está ciente de que não conseguirá arrecadar com uma possível venda do jogador o mesmo valor que gastou para levá-lo à Inglaterra. Ou seja, que amargará um belo prejuízo com a transação.
Além do rendimento abaixo do esperado, Antony tem contra si as acusações de agressão feitas pela DJ e influenciadora digital Gabriela Cavallin, sua ex-namorada. Apesar de o jogador ter sido readmitido no elenco do United depois de um período de afastamento, o caso ainda não foi encerrado e segue os trâmites normais na Justiça.
Reportagem
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Veja também