100 vezes Hulk! Atacante alcança marca histórica pelo Galo
Os feitos do atacante de 37 anos vão além de gols. Vai da idolatria com a camisa sete, a marcas que passam por títulos, a representatividade como capitão e a liderança do grupo alvinegro.
Com mais de dez anos de carreira no exterior, Hulk retornou ao futebol brasileiro cercado de desconfiança pelo folclore que o acompanhou: “É um jogador forte, e só”. Ele provou ao contrário no Atlético.
Ele precisou de três partidas para marcar o primeiro gol com a camisa atleticana. O jogo foi diante do Coimbra, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro de 2021. O Galo venceu por 3 a 0, e o camisa sete foi o autor de um dos gols.
– Foi especial. Eu estava nessa ansiedade de chegar aos 100 gols logo com essa camisa, que representa tanto para mim, para o meu retorno ao futebol brasileiro, ao meu país.
A minha ligação com o Atlético eu acho que não consigo explicar. É tao forte, tão rápido como foi. O começo não foi tão legal aqui, houve muita desconfiança, mas eu sempre perseverei, busquei, lutei, e mantive minha fé. E as coisas começaram acontecer.
Hulk chega aos 100 gols no Atlético — Foto: Arte ge
O ge preparou um material especial em relação aos 100 gols de Hulk. Um raio-x de todos os gols do atacante: quantos gols com a perna direita? Quais gols foram decisivos para uma vitória? Quem foi o seu maior garçom? Em qual tempo ele marcou mais? Qual a maior vítima? Em que região do campo marcou cada gol?
O raio-x dos gols
Hulk está no Atlético desde 2021. Ao todo, foram 180 jogos disputados. Um gol a cada 161 minutos com uma média de 0,55 por partida. Dos 100 gols, 60 foram com bola rolando – e 40 de bola parada.
Raio-x dos 100 gols de Hulk — Foto: Infoesporte
A chegada teve impacto direto nos gols do clube. Ele participou de 40% dos gols do Galo desde que estreou com a camisa alvinegra. O número ganha mais atenção em relação aos gols decisivos – foram 60. Nove quando o time perdia por um gol de diferença – 51 quando o Galo empatava.
O pé esquerdo foi a principal arma de Hulk. Ele marcou 78 com essa perna. Com o pé direito, foram 15. Por último, ele marcou sete vezes de cabeça.
Todos os dados foram levantados pelo Espião Estatístico.
Gols por competição
Hulk disputou cinco competições diferentes com a camisa do Atlético: Mineiro, Copa do Brasil, Brasileiro, Libertadores e Supercopa. O campeonato que o atacante mais marcou foi a Série A, com 46 gols. Ele disputou três edições pelo Galo.
- Brasileiro: 46 gols
- Mineiro: 28 gols
- Libertadores: 15
- Copa do Brasil: 10
- Supercopa do Brasil: 1
Os números de Hulk por temporada
Indo para a quarta temporada de Atlético, Hulk fez seu melhor ano em 2021 – logo em sua chegada. Em 68 jogos, o atacante marcou 36 gols e anotou 12 assistências.
- 2021 – 68 jogos / 36 gols / 12 assistências
- 2022 – 46 jogos / 29 gols / 5 assistências
- 2023 – 59 jogos / 30 gols / 14 assistências
- 2024 – 7 jogos / 5 gols / 2 assistências
Dobletes, busca por “hat-trick”
Hulk ainda busca o primeiro “hat-trick” – três gols em uma partida – pelo Atlético. Até aqui, ele marcou 18 dobletes – dois gols em um jogo, e um gol em 64 partidas.
Raio-x 100 gols Hulk — Foto: Infoesporte
Maiores vítimas
Hulk marcou contra 41 times diferentes. O Fluminense foi sua maior vítima até aqui, com sete gols. O 100º gol do atacante aconteceu contra seu segundo rival preferido: o América-MG, que sofreu no, último sábado, o sexto gol do atacante desde sua chegada ao Galo.
Cruzeiro e Caldense aparecem logo na sequência, ambos com cinco gols. De fora, o Independiente del Valle, do Equador, Cerro Porteño, do Paraguai, e América de Cali, da Colômbia, são os mais castigados, com três gols.
Principais vítimas de Hulk pelo Atlético-MG — Foto: Infoesporte
Os principais garçons
Em três anos de Atlético, Hulk teve vários companheiros de ataque. O que deu mais liga – pelo menos em números – foi Nacho Fernández. Ele foi responsável por servir o atacante em sete vezes. Paulinho e Zaracho dividem a segunda posição na lista, com seis assistências cada.
Principais garçons para os gols de Hulk — Foto: Infoesporte
Títulos pelo Atlético
A idolatria não é à toa. Hulk já levantou seis taças pelo Atlético: Mineiro – três vezes – Brasileiro (2021), Copa do Brasil (2021) e Supercopa do Brasil (2022).
As conquistas individuais se destacam. Hulk foi artilheiro dos últimos dois estaduais (2022 e 2023). Artilheiro, melhor atacante e melhor jogador do Brasileirão (2021). Artilheiro e eleito o melhor jogador da Copa do Brasil (2021).
Hulk com prêmios após título da Copa do Brasil pelo Atlético-MG — Foto: Pedro Souza