Resumo do que disse Renato após o jogo contra o Brasil de Pelotas:
- Gostou do comportamento da equipe. Aprovou a atuação diante do Brasil.
- Está mostrando videos para o Cristaldo de meias que ele gosta. Pede para ele fazer mais ou menos igual. Tem algumas coisas a corrigir, mas não vai falar publicamente para não alertar os adversários. Ele tem que pisar mais na área. Tem que se aproximar mais do atacante. Tem que fazer o time jogar, abrir o time adversário. E hoje ele fez tudo isso.
- Ainda precisa de mais reforços. Estava falando com o presidente e falavam que precisam trazer mais gente na próxima janela. Tem que fortalezar o grupo ainda. Não quis dar nomes e nem posições. Só que a direção tá consciente que precisam reforçar.
- Garantiu que não está punindo a imprensa ao fechar os treinamentos. Lembrou que todos no Brasil fazem isso. Fez um raciocínio que o clube não tem nenhum benefício em ter a imprensa vendo o treinamento. E que o clube está liberando imagens dos treinos e entrevistas via tv do clube. Detalhe que, mesmo após dizer que não estava punindo ninguém, no final, Renato chegou a dizer que se a imprensa tratar bem, daqui a pouco poderá liberar os treinos novamente.
- É necessário ter mais respeito da parte de três ou quatro da imprensa com o clube. Tem alguns que ganham muito dinheiro criticando pra ganhar clique. Tem uns colorados que precisam ter mais coragem e colocar a camisa do Internacional. E tem os gremistas que se aproveitam, querem clique, querem ganhar dinheiro e ultrapassam nas criticas.
- Enquanto estiver no Grêmio, com essa diretoria, essas pessoas da imprensa não irão se criar. Vai defender a instituição. E essas pessoas buscam o melhor pra elas.
- Disse que vai achar lugar para o Soteldo no time. Que sempre acha lugar para os craques. Lembrou que já viu o Soteldo jogando por dentro e indicou que poderá usá-lo por ali também.
- Revelou que teve uma conversa interna com a direção sobre o Carballo, mas que eram conversas privadas. E cornetou dizendo que, para alguns gênios, era o dr. Márcio Dorneles o culpado. Pois é… (O dr. Márcio foi demitido pela direção gremista no começo do ano).