O meia-atacante Kervin “Tuti” Andrade, de 18 anos, foi convocado para a Seleção principal da Venezuela, seu país da nascimento, para os amistosos da Data-Fifa de março.
- Siga o canal Itatiaia Esporte no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular.
A Venezuela jogará contra a Itália no dia 21 de março, às 18h (de Brasília), no DRV PNK Stadium, na cidade de Fort Laudardale, na Flórida. É a sede do Inter Miami, time do argentino Lionel Messi.
O segundo rival será a Guatemala, em 24 de março, às 19h (de Brasília), no Shell Energy Stadium, em Houston, no Texas. O jogador se apresentará ao técnico argentino Fernando Batista em 18 de março e deve perder o Clássico-Rei de 20 de março, contra o Ceará, pela Copa do Nordeste.
Kervin fará história: ele será o primeiro jogador de um clube do Ceará convocado para uma Seleção principal. O Fortaleza anunciou no início da semana a compra de 50% dos direitos econômicos do jogador por US$ 650 mil (R$ 3,2 milhões). O Deportivo La Guaíra, da Venezuela, mantém os outros 50%. O jogador, que estava emprestado, assinou contrato até dezembro de 2028.
Fernando Batista elaborou uma lista grande, com 32 nomes, para testes. É possível que Tuti apenas treine, não jogue, mas abre possibilidade de ser incluído em relações futuras. Em junho haverá a Copa América, nos Estados Unidos.
Além de Kervin, outros cinco jogadores que atuam no Brasil foram chamados: Ferraresi (São Paulo), Wilker Ángel (Criciúma), Rincón e Otero (Santos) e Savarino (Botafogo).
Quem é Tuti
Tuti é o apelido de Kervin Andrade de quando iniciou a carreira na Venezuela, país onde nasceu. Gosta de ser chamado assim. Ele chegou ao Fortaleza em julho de 2023 e, tímido no início, ganhou o posto de titular da equipe que disputou a Taça Fares Lopes, torneio organizado pela Federação Cearense no segundo semestre para dar calendário aos times menores do Estado. O Fortaleza disputou com um elenco de garotos.
Quando foi contratado, noticiou-se à época que seria volante, o que no Brasil significa um meio-campista defensivo. Mas Tuti não é volante. A confusão se deu porque no espanhol volante se refere a meias ofensivos, função que fazia no Deportivo La Guaíra e nas seleções de base da Venezuela.
No Fortaleza, ele foi adiantado e hoje é polivalente: pode jogar, além de meia, nas duas pontas e até (veja só) como um segundo volante, característica que o levou a titularidade em algumas partidas no Cearense Sub-20 de 2023. Na Copa São Paulo deste ano fez três gols e deu uma assistência, atuando na frente, o que chamou a atenção da comissão técnica do time profissional.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.