Quarenta e três dias após o início da temporada, o Vitória já faz uma avaliação sobre os jogadores que possui no elenco. Tendo em vista a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro, marcada para começar no dia 13 de abril, o Leão projeta uma pequena reformulação do grupo.
Alguns atletas, inclusive, estão cotados para deixar o clube. São os casos dos centroavantes Léo Gamalho e Caio Dantas e do zagueiro Cristián Zapata. A informação foi revelada à Itatiaia por fontes ligadas à diretoria rubro-negra.
Caio Dantas
Adquirido por empréstimo junto ao Água Santa-SP no início de 2024, Caio Dantas não vem agradando os torcedores do Vitória. Em oito jogos, o atacante marcou apenas um gol e deu uma assistência. Ele tem enfrentado dificuldades mesmo em campeonatos de nível menor que o Brasileirão, como Baianão e Copa do Nordeste.
A diretoria rubro-negra entende que o atleta ainda tem mercado na Série B, e por isso espera negociá-lo. Caso a ideia se desenvolva, o Leão iria atrás de pelo menos um outro centroavante para fazer sombra a Alerrandro.
Iury Castilho, que tem atuado como ponta sob o comando do técnico Léo Condé, também sabe fazer a função.
Léo Gamalho
Depois de machucar o tornozelo no ano passado, Gamalho está em processo de recuperação física. Ele chegou a ter seu nome vinculado ao Avaí. A reportagem apurou que a negociação existe, mas não há nada fechado. O atleta teria sinalizado, inclusive, seu desejo de permanecer no Vitória.
Artilheiro do Leão na Série B do Campeonato Brasileiro de 2023, o “samurai” está com 38 anos e existem dúvidas, na cúpula rubro-negra, sobre até que ponto ele seria utilizado na Série A.
Gamalho foi contratado pelo Vitória no início do ano passado. Em 35 jogos com a camisa rubro-negra, marcou 12 gols e deu duas assistências. Em virtude do acesso e do título na Série B, ele teve seu contrato renovado por um ano de forma automática.
Zapata
O colombiano Cristián Zapata, de 37 anos, também não correspondeu às expectativas até o momento. Ele foi contratado junto ao Atlético Nacional, da Colômbia, para disputar a vaga de titular da zaga do Leão com Camutanga. O camisa 13, no entanto, segue absoluto.
Nas oportunidades que teve, Zapata não foi bem. Contra o ABC, na Copa do Nordeste, por exemplo, o Vitória sofreu um gol logo depois de o atleta entrar em campo. O entendimento interno é de que o jogador tem boas características de construção, mas deve em velocidade.
Vale lembrar que o Rubro-Negro baiano está próximo de acertar com o zagueiro Reynaldo, do Coritiba. Essa informação foi antecipada pelo GE e confirmada pela Itatiaia.
Vale lembrar que a primeira janela de transferências de 2024 se encerra no dia 7 de março. Até lá, o Vitória terá partidas decisivas pelo Campeonato Baiano e pela Copa do Nordeste.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.