O treinador Cuca sempre ficou marcado por grandes trabalhos, principalmente na montagem de elencos. Com isso, passou por diversos gigantes do futebol brasileiro, além de duas temporadas na China, onde foi campeão da Copa e Supercopa.
No Brasil, entre os maiores destaques conquistou a Copa do Brasil, Copa Libertadores e três Campeonatos Brasileiro. Um de seus feitos também foi treinar os quatro gigantes do estado de São Paulo: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. Inclusive, foi no Timão o seu último trabalho, mas durou apenas dois jogos.
O próprio treinador optou por pedir demissão após forte pressão de torcedores nas redes sociais. O motivo foi um problema antigo na justiça, quando ainda era jogador do Grêmio, em 1987.
Agora, ele se aproxima do retorno ao futebol após quase um ano. E o clube que está próximo é o Athletico Paranaense.
Cuca no Athletico Paranaense?
Após a primeira derrota em dois meses no Athletico Paranaense, o treinador colombiano Juan Carlos Osório foi demitido, e deixa o clube junto com dois auxiliares. Tudo aconteceu após a derrota por 1 a 0 para o Londrina, fora de casa, no Estádio do Café.
Foram 11 partidas comandando o Furacão, com seis vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. E o seu substituto já está encaminhado, o treinador Cuca, livre no mercado da bola.
Segundo informações do portal Tretis, a assinatura de contrato deve acontecer ainda no início da semana, já que o clube precisa reverter o resultado contra o Londrina no próximo domingo (10). Nas redes sociais, os torcedores do Athletico dividem opiniões, ainda pelo motivo da condenação na Suíça.
O que aconteceu no caso Cuca?
Quatro jogadores ficaram quase um mês preso em Berna, na Suíça, sob acusação de terem estuprado uma menina de 13 anos. Após depoimentos, a fase de instrução do processo foi encerrada e todos retornaram ao Brasil. Cuca era um deles.
Após dois anos veio a condenação, mas nenhum deles foi realmente punido. Mesmo com todos esses anos, o treinador seguiu sua carreira como jogador e posteriormente como comandante, sem problemas. Porém, o caso voltou a explodir em 2023 e com todo o impacto das redes sociais, Cuca passou a receber diversos ataques, tomando a decisão se blindar e ficar longe dos holofotes.
Em meio a isso, o caso foi anulado pela justiça suíça, já que a vítima faleceu e os seus familiares não quiserem dar continuidade na justiça. Portanto, o crime foi prescrito, mas Cuca não foi inocentado.