O São Caetano, que já foi campeão estadual há 20 anos, em 2004, vice-campeão brasileiro em 2000 e 2001 e vice da Libertadores em 2002, está rebaixado para Série A4 do Campeonato Paulista.
O Azulão foi prejudicado com a suspensão do jogo entre Matonense e Rio Preto na Série A3, anunciada na tarde desta quarta-feira no site da Federação Paulista de Futebol. A vitória do Rio Preto de W.O. por 3 a 0 será confirmada neste sábado, ao término dos jogos da última rodada da primeira fase da competição.
Estádio Anacleto Campanella, casa do São Caetano — Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão
Desta forma, o Rio Preto, que antes da rodada era o 14º colocado (o primeiro fora do Z-2) com 12 pontos, vai a 15 com a vitória. A Itapirense cai para a posição dele com 14 pontos e o Azulão, 15º colocado com 10, só pode chegar a 13 pontos em caso de vitória em casa diante do Sertãozinho neste sábado, às 15h.
Nem a FPF ou o TJD-SP se pronunciaram oficialmente sobre os casos, mas a própria Matonense, em seu perfil oficial nas redes sociais, confirmou o teor da investigação. Lemense, Grêmio Prudente e União São João, que seriam os adversários da Sema nos jogos cancelados, foram declarados vencedores por W.O. com o placar de 3 a 0.
Suspensão de Matonense x Rio Preto na Série A3 de 2024 — Foto: Reprodução/Federação Paulista de Futebol
Esse é o oitavo rebaixamento do São Caetano desde os tempos áureos, no início dos anos 2000. No ano passado, o time caiu da Série A2 para a A3 pela primeira vez. Agora, em 2025, disputará a recém-criada Série A4.
Sede administrativa do São Caetano — Foto: Emilio Botta
Na Série A3, o São Caetano teve duas vitórias – contra a Matonense, na nona rodada, e Marília, na 11ª rodada, ambas em casa -, quatro empates e oito derrotas. Foram 13 gols marcados e 19 sofridos em 14 jogos até aqui.