O São Paulo tem no confronto contra o Ituano do próximo domingo, 10, um dos jogos mais importantes da atual temporada até então, visto que a partida pode garantir a classificação ou a eliminação do tricolor para as quartas de finais do Campeonato Paulista.
Porém, o time precisa apenas de uma vitória simples para não depender do resultado de outros jogos e garantir sua vaga no mata-mata da competição.
Contudo, o Tricolor se vê desfalcado de uma de suas peças mais utilizadas em nesse ano.
São Paulo tem ausência-chave no meio campo contra o Ituano
Pablo Maia, volante que já fez 11 partidas pelo clube esse ano, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e será ausência confirmada no estádio Novelli Júnior.
A partir disso, surge o dilema para o técnico Thiago Carpini: fazer uma alteração pontual mantendo o esquema tático ou optar por uma mudança mais drástica.
Possíveis substitutos e esquemas táticos
A opção que menos causaria impacto no esquema tático do São Paulo seria inserir o paraguaio Bobadilla, que chegou ao clube nesta temporada e já atuou até como lateral-direito.
Nesse cenário, o time tricolor entraria em campo no esquema 4-3-3 e teria a seguinte formação:
Rafael, Igor Vinícius, Arboleda, Diego Costa e Welington; Alisson, Bobadilla e Lucas; Luciano (Erick), Calleri e Ferreira.
Lucas seria responsável pela armação, com Luciano e Ferreira próximo de Calleri pelos lados do campo.
No entanto, Carpini pode optar por manter a estrutura utilizada no clássico contra o Palmeiras, com três zagueiros, tornando o time mais ofensivo com apenas um volante.
Neste caso, a escalação seria:
Rafael, Ferraresi, Arboleda e Diego Costa; Igor Vinícius, Alisson, Lucas, Luciano (Michel Araújo ou James Rodríguez) e Welington; Ferreira e Calleri.
Objetivo é a vitória
Com a visão fixada na vitória para dissipar qualquer risco de eliminação do mata-mata do Campeonato Paulista, o Tricolor deverá pressionar o Ituano desde os primeiros minutos da partida no próximo domingo.
Um jogo decisivo no qual os torcedores do São Paulo aguardam ansiosamente, na expectativa de confirmar a continuidade do time no torneio.