O São Paulo surpreendeu ao enfrentar o Palmeiras, no último domingo (3), pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, com três zagueiros de origem – Diego Costa, Arboleda e Ferraresi. O desempenho apresentado com o esquema, no empate em 1 a 1, foi aprovado pelo técnico Thiago Carpini e, agora, tem chance de ser repetido.
- Caio Paulista se arrepiou com diferença entre Palmeiras e São Paulo, diz Gabriel Menino
- Siga o canal Itatiaia Esporte no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular.
O treinador comentou sobre essa possibilidade combinando com o retorno do atacante Calleri, que estava suspenso na última rodada e foi substituído por Luciano no Choque Rei. Durante a partida, a equipe jogou no 3-5-2, com Lucas recuado para armação e Ferreira e Luciano no ataque.
“Eu penso também com Calleri. Acho que a gente consegue ter uma sustentação, uma saída de bola bem organizada, sem ter que baixar um lateral, um volante, para fazer esse terceiro homem. Fica uma distância maior para a gente percorrer”, analisou.
“A gente preenche o setor de meio para esses segundas bolas ofensiva e defensiva, com essa saída de três. É uma alternativa que a gente ganha, principalmente nesses momentos que a gente tem o Welington, o Igor Vinícius e o próprio Moreira, que são jogadores de muito corredor, muita força ofensiva”, acrescentou.
Em seguida, o comandante do São Paulo reforçou que vê o time fluir no esquema tático com a presença de Calleri.
“Eu acho que esse sistema funciona bem com o Calleri também. Nós podemos, com certeza, usar porque é um cara de brigar muito, de tirar bem essa primeira pressão. Essas bolas passam frequentemente na frente da área, a gente tem um pouco mais de presença. (…) É uma alternativa que a gente pode ter com o Calleri, e eu acho que vai ficar bom”, pontuou.
Antes da partida contra o Palmeiras, o São Paulo só utilizou o esquema com três zagueiros no confronto com o Mirassol, pela segunda rodada do Campeonato Paulista.
- Presidentes de São Paulo e Palmeiras se reúnem após confusões; veja detalhes
- O que o São Paulo precisa para se classificar no Paulistão? Veja cenários
O São Paulo volta a campo neste domingo (10), às 16h (de Brasília), para enfrentar o Ituano, no estádio Novelli Júnior. A equipe ainda luta para se classificar na competição.
Para não depender de outro resultado, a equipe de Thiago Carpini precisa de uma vitória. Se não alcançá-la, terá que torcer contra Novorizontino ou São Bernardo.
Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.