Equipes que vão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 ano já estão garantidas, mas número pode aumentar antes do grande evento
- Daniel Linhares
- Daniel Linhares é um dos editores do Torcedores.com. Com passe negociado junto à equipe ao final da temporada 2022, segue acumulando experiência e contribuindo para o time conquistar taças. Sempre atento aos assuntos futebolísitcos e os desdobramentos que vão além das quatro linhas.
Por Daniel Linhares Publicado 06:11 de 03/03/2024 Atualizado há 1 dia
As Olímpiadas de Paris em 2024 terão início no dia 26 de julho, porém a disputa pelo ouro começa bem antes, na luta para qualificação. Por enquanto, a seleção brasileira de cinco esportes coletivos já está garantida no vôlei masculino, vôlei feminino, futebol feminino, handebol feminino e rúgbi de sete feminino.
A lista de equipes que vão representar o Brasil pode aumentar até o começo dos Jogos Olímpicos de Verão na capital francesa, mas a missão não é tão simples. As seleções brasileiras de basquete masculino, handebol masculino e rúgbi de sete masculino ainda têm chances de garantir vaga.
Fontes de medalhas nos últimos Jogos Olímpicos de Verão, os escretes brasileiros de vôlei feminino e masculino estão assegurados no maior evento dos esportes deste ano desde setembro e outubro, respectivamente, de 2023.
Por sua vez, também em outubro de 2023, a seleção brasileira de handebol feminino garantiu uma vaga na disputa das Olimpíadas de Paris e vai em busca da primeira medalha na modalidade. O Brasil carimbou a vaga ao ficar com a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do ano passado.
Dentre os esportes coletivos, as Guerreiras do Brasil, apelido da seleção brasileira de futebol feminino, foram as primeiras a confirmarem presença no maior evento esportivo do mundo. A Amarelinha conquistou o passaporte ao avançar das semifinais para a final da Copa América em julho de 2022.
Encerrando o grupo de atletas garantido em esporte coletivo nas Olimpíadas de Paris está a seleção brasileira de rúgbi de sete feminino. As ‘Yaras’ estão com vaga assegurada desde junho de 2023, quando conquistaram o Sul-Americano da modalidade.