-
ESPN.com.br
1 de mar, 2024, 14:23
Rodrigo Caetano, coordenador executivo geral das seleções masculinas da CBF, explicou em coletiva logo após a convocação realizada por Dorival Jr. por que o Campeonato Brasileiro de 2024 não será paralisado em meio à disputa da Copa América.
Na última quinta-feira (28), a CBF negou o pedido realizado pelos clubes para que houvesse uma interrupção do Brasileirão, que se inicia no dia 13 de abril.
Nas explicações, Rodrigo Caetano citou a ausência de datas como um ponto fundamental como impeditivo para que a medida desejável pelos times fossem aplicada.
“A CBF já se manifestou oficialmente, este é um assunto diretamente relacionado à diretoria de competições (paralisar o Brasileiro na Copa América)”, iniciou o dirigente.
“Até pouco tempo atrás estava em clube, e quando estamos em clube temos por natureza uma visão por vezes até visando o benefício do clube, que é natural e legítimo. Mas existe o ideal e o possível. Então pelo que soube, eu até fiz o contato antes de estar aqui e sabedor, temos uma limitação absurda com datas”.
“Já teve solicitação, todos sabem como é montado o calendário anual. Prioridade para Data Fifa, depois Conmebol e depois datas nacionais. Faltam dias para contemplar tudo isso. Com a absoluta certeza que tudo que será possível ser feito, nosso diretor de competições fará – e faz”, explicou Rodrigo Caetano.
A Copa América de 2024 acontecerá entre 20 de junho e 15 de julho, nos Estados Unidos. Por se tratar de uma competição disputada no calendário da Fifa, a liberação dos atletas por parte dos clubes é obrigatória.
Quando será a estreia de Dorival Jr. na seleção brasileira?
Após anunciar nesta sexta-feira (1°) a primeira lista de convocados, Dorival Jr. fará estreará à frente da seleção brasileira no dia 23 de março, quando o Brasil enfrenta a Inglaterra, em amistoso que terá como palco o mítico estádio de Wembley, em Londres.
O segundo compromisso será diante da Espanha, no Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, no dia 26.
O Brasil ainda enfrentará a seleção dos Estados Unidos em amistoso marcado para o dia 12 de junho, em Orlando, na Flórida. Há a possibilidade de que a CBF confirme em breve o México como outro adversário, em partida prevista para 8 de junho.
Os amistosos fazem parte da preparação da seleção brasileira para a disputa da Copa América de 2024, que será disputada entre 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos.
A estreia do Brasil será dia 24 de junho, contra Costa Rica ou Honduras.
Antes da viagem para o torneio, os convocados por Dorival treinarão de 27 de maio até 5 de junho na Granja Comary, em Teresópolis.
A equipe pentacampeã mundial não vence há quatro partidas.
A última exibição, ainda sob o comando de Fernando Diniz, aconteceu no dia 21 de novembro, no Maracanã, em derrota por 1 a 0 para a Argentina, pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026.
O Brasil ocupa o 6° lugar na tabela de classificação.
Próximos jogos da seleção brasileira
-
Inglaterra (F) – 23/03, às 16h (de Brasília) – Amistoso
-
Espanha (F) – 26/03, às 17h30 (de Brasília) – Amistoso
-
México (F) – 08/06 (a confirmar) – Amistoso
-
Estados Unidos (F) – 12/06, às 21h (de Brasília) – Amistoso