O Botafogo abre a semana decisiva para o futuro do clube na temporada 2024. Sem grande foco na Taça Rio, apesar de vencido por 2 a 1 no último domingo, o clube mira no principal objetivo desse início de ano: classificar na Libertadores no meio da semana. Depois da definição, a tendência é que a direção acelere as movimentações na busca pelo substituto de Tiago Nunes, demitido há quase três semanas.
Além dessas duas definições já conhecidas, o dono da SAF, John Textor, se envolveu em fatos novos envolvendo a arbitragem ao dizer que tem provas de árbitro cobrando propina por atuação em jogo de 2022. O desenrolar também deve ter novos capítulos nos próximos dias.
Botafogo 2 x 1 Bragantino – Melhores momentos – CONMEBOL Libertadores 2024
Avançar na Libertadores
A reta final de 2023 não só tirou o título do Botafogo, como fez o clube participar das fases iniciais na Libertadores. O Alvinegro passou pelo Aurora na segunda fase e venceu o primeiro jogo contra o Bragantino, por 2 a 1, na última semana. Agora falta pouco para conquistar o principal objetivo do início de 2024.
O time de Fábio Matias tem a vantagem do empate, mas qualquer derrota por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis. O jogo de volta é na próxima quarta-feira, às 21h30, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
Avançar à fase de grupos significa ganhar, pelo menos, mais seis jogos na principalmente competição sul-americana e elevar o patamar ao estar entre os principais clubes do continente. Além disso, o clube embolsaria mais de R$ 20,7 milhões, total das preliminares e fase de grupos – valores de 2023.
Botafogo faz decisão contra o Bragantino nesta quarta-feira — Foto: Vitor Silva / Botafogo
Definição do novo técnico
O Botafogo vai completar três semanas sob o comando do técnico interino Fábio Matias, mas a tendência é que já na próxima quinta-feira, depois de definição na Libertadores, o clube engrosse a busca pelo novo treinador.
Até o momento, o clube traçou perfil, levantou nomes e sondou situações de treinadores que atendem as características. No entanto, a ideia da diretoria era manter o foco dentro de campo e garantir total atenção para os resultados – que estão vindo.
John Textor ao lado de André Mazzuco, executivo de futebol — Foto: Vítor Silva / Botafogo
Desde que Tiago Nunes saiu, o Botafogo emendou cinco vitórias seguidas. Não conquistou a vaga na semifinal do Campeonato Carioca, mas teve bom desempenho, algo crucial para o Alvinegro tivesse a calma necessária para buscar o novo treinador.
Depois de quarta-feira, independente do resultado, o time vai definir o futuro. Será o momento ideal, já que no dia próximo dia 18 inicia a Data-Fifa e o clube não terá jogos por 10 dias.
Novo capítulo da polêmica de Textor com a arbitragem
John Textor, dono do Botafogo, fala sobre possíveis manipulações na arbitragem
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv