(Foto: Arquivo/IBA)
Faltam duas! Wanderson de Oliveira, o Shuga, venceu sua segunda luta e avançou à terceira rodada da categoria até 71kg no Pré-Olímpico Mundial de boxe, em Busto Arsizio, na Itália. O brasileiro superou o irlandês Aidan Walsh, medalhista de bronze em Tóquio-2020, por decisão unânime, nesta quinta-feira (07). Assim, ele está a mais duas vitórias de conseguir classificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Assim como aconteceu em sua estreia, quando derrotou o emiradense Husain Alkandari, Shuga fez uma luta dominante diante de Walsh. Mesmo enfrentando um medalhista olímpico, o brasileiro teve a iniciativa do combate desde o começo. Shuga levou a melhor no primeiro round por 4:1, perdeu o segundo por 3:2 e ganhou o terceiro por 5:0. O irlandês ainda teve dois pontos descontados.
Dessa forma, ele assegurou a vitória por decisão unânime e se garantiu na terceira rodada do torneio. Sua próxima luta será na tarde de domingo (10), contra o tcheco Milos Bartl, que nocauteou o português Diogo Semedo, Shuga está a duas vitórias de carimbar o passaporte olímpico para Paris-2024. Há 70 atletas na categoria até 71kg, mas somente quatro garantem vaga para a capital francesa.
Brasileiros invictos
Vale destacar que o Brasil segue com 100% de aproveitamento no Pré-Olímpico Mundial de boxe em Busto Arsizio. Além das duas vitórias de Shuga, Luiz Oliveira (57kg), Yuri Falcão (63,5kg) e Viviane Pereira (75kg) já superaram a estreia e avançaram na competição. Cada categoria tem quatro vagas em jogo. Yuri, aliás, voltará a lutar ainda nesta quinta-feira, por volta as 16h15 (horário de Brasília).
O Brasil já tem nove boxeadores garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris-2024: Tatiana Chagas (50kg), Caroline Almeida (54kg), Jucielen Romeu (57kg), Beatriz Ferreira (60kg) e Barbara Santos (66kg), entre as mulheres, e Michael Trindade (51kg), Wanderley Pereira (80kg), Keno Marley Machado (92kg) e Abner Teixeira (+92kg). Essas vagas foram obtidas através dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.