A conquista da Libertadores Sub-20, título inédito para o Flamengo, tem um gosto especial para Rayan Lucas, que está no clube desde os 11 anos. O volante é um dos sobreviventes do incêndio no Ninho do Urubu, que completou cinco anos em fevereiro. Hoje, aos 19 anos, teve a oportunidade de ajudar a colorir a América de vermelho e preto.
Rayan Lucas, sobrevivente do incêndio no Ninho, é campeão da Libertadores sub-20 pelo Flamengo — Foto: Reprodução / Arquivo pessoal
O jogador, nascido no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio, foi descoberto pelo clube através do projeto “Escola Flamengo”. Perto de completar 12 anos, Rayan foi um dos destaques da unidade de Bonsucesso, perto de sua casa, e foi convidado para fazer uma peneira.
— É trabalhar e ter muita fé em Deus que as coisas vão acontecendo. Quando acontecer e surgir a oportunidade, vou estar preparado – comentou o jogador no desembarque após o título da Libertadores.
O caminho até chegar ao Flamengo foi longo e passou longe de ser fácil, principalmente pelo episódio do dia 8 de fevereiro de 2019, quando o alojamento do Centro de Treinamento do Ninho do Urubu pegou fogo, e Rayan Lucas conseguiu se salvar, mas perdeu 10 companheiros. Ali, com 14 anos, o jogador precisou se reestruturar para reencontrar o caminho do sonho de se tornar profissional.
Promessa da base e sobrevivente do incêndio no Ninho, Rayan Lucas celebra conquista de Libertadores inédita com o sub-20
Com raízes no futsal, Rayan foi para o campo já como volante e clássico camisa 5 – que tem bom passe, qualidade técnica e muita força física. O jogador carrega um apelido desde os primeiros dias de Flamengo: Cuadrado. O motivo? O cabelo parecido com o do jogador colombiano Juan Cuadrado, da Inter de Milão.
Foi no fim de 2023 que Rayan Lucas começou a ter oportunidade no profissional. A comissão técnica de Tite se mantém atenta à base, e o volante foi um dos selecionados para participar de alguns treinamentos na reta final da temporada. O jovem chegou a ser relacionado para quatro jogos no fim do Brasileirão, mas não foi utilizado.
Flamengo Sub-20 desembarca no Rio após título inédito da Libertadores — Foto: Marcelo Cortes/CRF
Com 19 anos completos no dia 03 de janeiro, o volante dividiu a atenção entre a Copinha e o Campeonato Carioca. Foi quando o elenco principal estava em pré-temporada nos Estados Unidos que Rayan Lucas estreou pelo profissional, no empate por 1 a 1 com o Nova Iguaçu, sob comando de Mário Jorge.
Brincalhão, sempre de bom humor e com resenha com todos pelo CT, há quem diga que Ryan Lucas muda de personalidade quando está dentro das quatro linhas. O jovem é visto como um dos líderes do elenco campeão continental e uma das referências da Geração 2005, que tem Matheus Gonçalves como uma das joias.
Aos 19 anos, cobra dos companheiros dentro de campo e é um dos que mais dá instruções durante o jogo. Uma das peças principais de Mário Jorge, Rayan tem um papel importante não só na parte defensiva como também no ataque. O volante iniciou a jogada que originou o gol de empate do Flamengo na final contra o Boca Juniors.
Rayan acertou um belo passe de três dedos para Lorran, que deu uma linda assistência para o nigeriano Shola balançar a rede.
Rayan Lucas ao lado do zagueiro Iago em jogo do Flamengo pela Libertadores sub-20 — Foto: Reprodução / Arquivo pessoal
A parceria com Lorran vai muito além dos gramados. O jovem de 17 anos, que é o jogador mais novo a marcar como profissional pelo Flamengo, é um dos melhores amigos de Rayan. Se Lorran é o melhor amigo, o espaço de inspiração fica para Gerson, camisa 8 do elenco principal.
Rayan Lucas renovou contrato no final do ano passado e tem vínculo com o time até 2028. A multa rescisória para clubes do exterior está estipulada em 50 milhões de euros. Com a base, Rayan conquistou o Brasileirão Sub-20, em 2023, e a Copa do Brasil Sub-17, em 2021, além da Libertadores Sub-20 neste ano.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv