Cacá Bueno é um dos nomes mais importantes da história da Stock Car. O piloto da KTF Sports, pentacampeão da categoria, projetou um impacto positivo da chegada em Belo Horizonte. A capital de Minas receberá uma corrida no dia 18 de agosto, num circuito de rua no entorno do Mineirão.
- Siga o canal Itatiaia Esporte no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
“O impacto deste tipo de evento são sempre grandiosos para as cidades que recebem. São quase dois mil empregos gerados, impacto econômico, no comércio, rede hoteleira, turismo. Muita gente que vem acompanhar de outras cidades acabam conhecendo BH, vindo pela primeira vez e com o desejo de voltar depois. A gente tem vários legados deixados, um impacto grande para o cidade. Vai ser o primeiro ano de muitos anos”, disse em entrevista à Itatiaia.
As festividades envolvendo o final de semana da Stock em Belo Horizonte vão além das duas provas disputadas. Há previsão de atividades envolvendo gastronomia e entretenimento para quem for acompanhar a principal categoria de automobilismo do Brasil.
“Não é só corrida. É um grande evento de quinta a domingo, um evento gastronômico, entretenimento, um evento de estar todo mundo junto curtindo o nosso esporte, que a gente tanto ama. Correr em BH vai ser diferente, vai ser uma grande festa. Tomara que tenha esse legado, a pista fique ótima, o evento sensacional e a gente possa voltar por muitos anos”, completou.
Cacá Bueno é o maior campeão em atividade da Stock Car. O carioca, de 47 anos, não escondeu a empolgação ao projetar a disputa em solo mineiro.
“Eu não tenho a menor dúvida que será um espetáculo para todo mundo. Estamos num lugar especial para o mineiro, um lugar onde se reúnem para curtir o esporte. Dessa vez será um pouco diferente, é carro correndo a mais 200 por hora. Tomara que fique emocionante, que tenha alternativas de ultrapassagens”, avaliou.
Cacá Bueno e Felipe Massa participaram, nesta quarta-feira (6), de uma visita a Belo Horizonte. Além de conhecer o local da prova, eles visitaram o Mineirão e participaram de um encontro com o governador de Minas, Romeu Zema, e outras pessoas ligadas ao evento.
O circuito
O circuito será no entorno do Mineirão, mas não vai utilizar nenhuma área interna do estádio. A reta principal do trajeto será na Avenida Coronel Oscar Paschoal, entre o Centro Esportivo Universitário (CEU) e o Hall de entrada do Gigante da Pampulha.
Os carros partirão em direção à Avenida Abrahão Caram e continuarão em direção a avenida Rei Pelé. Pelo trecho envolver uma longa quilometragem em alta velocidade, está prevista a criação de uma chicane – um trecho em ziguezague – para diminuir a velocidade dos carros antes de uma longa curva.
Depois de contornar o Gigante da Pampulha, os carros subirão a Avenida Catalão até próximo o trevo do bairro Ouro Preto. Ali, farão uma curva de 180 graus para retornar e voltar “na contramão” para o início do circuito, de volta a Avenida Coronel Oscar Paschoal.
Meio-ambiente e sustentabilidade
A sustentabilidade, inclusão e segurança são os pilares do BH Stock Festival.A organização do evento já planeja medidas para mitigar o impacto sonoro do evento, com a instalação de barreiras acústicas no circuito, principalmente próximo à UFMG. O desenvolvimento econômico e social da cidade também são prioridades e, por isso, diversas ações serão implementadas, como a neutralização de carbono por meio do plantio de árvores e o incentivo ao uso do transporte público, para reduzir o trânsito de veículos e as emissões de gases poluentes.
O cuidado com os resíduos gerados durante o evento também é uma responsabilidade assumida pela organização do BH Stock Festival. Será realizado o rerrefino do óleo lubrificante utilizado pelas equipes, por meio da empresa brasileira LWART, que faz a coleta de todos os fluidos utilizados pelas equipes da Stock Car e da Fórmula 1 no Brasil. Isso confere à iniciativa o Certificado de Destinação Final, documento de valor legal que assegura a conformidade com as normas ambientais.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.