A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) protocolou nos Ministérios Públicos estadual e federal um recurso contra a realização do evento automobilístico Stock Car 2024 em Belo Horizonte, mais especificamente no entorno do Mineirão, na região da Pampulha. No ofício, a reitora Sandra Goulart argumenta que a UFMG não foi notificada formalmente sobre as datas da realização do evento nem sobre os bloqueios de trânsito previstos no local. A rota da corrida é próxima a prédios da universidade, como o Hospital Veterinário.
O ofício foi encaminhado ao procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, e ao procurador da República, Carlos Bruno Ferreira da Silva, na terça-feira (5 de março). A edição da corrida em Belo Horizonte está prevista para acontecer em agosto e conta com estrutura para camarote e arena de shows, fan zone, Espaço Churrasco, área de box e arquibancada – veja aqui mapa 3D.
A reitora Sandra Goulart alega que faltou diálogo entre os organizadores e o poder público municipal com a UFMG e a comunidade universitária antes da decisão de realização do evento. “A Universidade tomou conhecimento dos acordos pactuados para a realização do evento por meio da mídia”, afirma ela no documento.
A principal preocupação apresentada por Goulart é com relação aos impactos ao funcionamento do Hospital Veterinário da UFMG, assim como dos biotérios de criação de animais, da Estação Ecológica e do Centro Esportivo Universitário, “bem como todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade”. “Não é exagero dizer que a corrida Stock Car passará no meio da UFMG, uma cidade universitária firmemente fixada em Belo Horizonte”, afirma a reitora.
A UFMG já vinha se posicionando contra a realização do evento. Em nota à comunidade acadêmica divulgada na última quinta-feira (29 de fevereiro), a instituição disse que tomaria “todas as providências cabíveis para garantir os direitos e o bem-estar da comunidade universitária e da região”.
A estrutura do Stock Car BH
Os organizadores da etapa da Stock Car em Belo Horizonte divulgaram um mapa 3D do evento, previsto para agosto deste ano. A corrida será no entorno do Mineirão e haverá outras atrações na esplanada do estádio.
O vídeo mostra o entorno do Gigante da Pampulha com estrutura para camarote e arena de shows, fan zone, Espaço Churrasco, área de box e arquibancada. Confira:
Os organizadores da etapa da Stock Car em Belo Horizonte divulgaram nesta terça-feira (5) um vídeo com um mapa 3D do evento, previsto para agosto deste ano. A corrida será no entorno do Mineirão e haverá outras atrações na esplanada do estádio. pic.twitter.com/YGHYa97lEc
— O Tempo (@otempo) March 6, 2024
A vinda da Stock Car para a capital mineira é encabeçada pelo advogado e ex-presidente do Atlético Sergio Sette Câmara, pai do piloto de Fórmula E de mesmo nome.
A corrida será no modelo “circuito de rua”. Para isso, alterações estão sendo feitas no entorno do estádio, como mudanças no asfalto, remoção de quebra-molas, instalação de guarda-corpos e arquibancadas, além da retirada de árvores.
Essa última intervenção, inclusive, tem gerado polêmica junto a defensores do meio ambiente. A Justiça chegou a suspender o corte das árvores, mas uma decisão posterior autorizou.
As obras são bancadas por patrocinadores do evento. De acordo com a organização, serão necessários cerca de quatro dias após a corrida para readequar as vias modificadas.