A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) encaminhou comunicado, na manhã desta quinta-feira, rebatendo críticas sobre os congestionamentos que ocorreram entre a tarde e noite da quarta-feira (20), dia em que América e ABC jogaram na Arena das Dunas. Segundo a STTU, a medida foi solicitação da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).
De acordo com a STTU, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte promoveu a operação “Jogo Seguro” e a Secretaria prestou suporte na “ação promovida pelo órgão estadual”, assim como a Polícia Rodoviária Federal, que também esteve envolvida nos bloqueios nas vias. A interdição, que começou às 16h, teria sido “uma medida vista como necessária pela Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), no que concerne a segurança pública”.
Nas horas que antecederam o jogo, a STTU, “para garantir a segurança e fluidez durante o evento esportivo”, bloqueou o acesso à Avenida Lima e Silva a partir do viaduto estaiado da Prudente de Morais, assim como o túnel da Romualdo Galvão, o acesso da Avenida Romualdo Galvão para a Avenida Lima e Silva, o viaduto do Quarto Centenário e o acesso da Avenida Norton Chaves, no sentido Prudente, além da alça que dá acesso à Avenida Lima e Silva pela Avenida Salgado Filho.
Essas medidas sobrecarregaram as avenidas Salgado Filho, Prudente de Morais, rua Jaguarari e Rui Barbosa, que foram utilizadas como vias alternativas pelos motoristas. Segundo a STTU, 15 agentes de mobilidade foram escalados para garantir o suporte necessário durante a operação de trânsito – o que não foi suficiente para amenizar os efeitos dos bloqueios e os longos congestionamentos.
Diante do cenário de caos instalado no trânsito, a STTU reconheceu “a necessidade de fluidez da mobilidade da população” e fez a liberação de trânsito nos acessos próximos à Arena das Dunas. A Avenida Lima e Silva, o túnel da Avenida Romualdo Galvão e a Rua Norton Chaves foram liberados pouco após as 19h30, após 3h30 de bloqueio e vias completamente congestionadas. A liberação, de acordo com a STTU, ocorreu após contato com a Sesed e a PM.
“Ato contínuo, agentes de mobilidade urbana da STTU que estavam nos pontos de bloqueio foram imediatamente deslocados para os cruzamentos visando garantir e viabilizar a retomada da fluidez do tráfego”, disse a STTU, em nota. “A STTU reitera o compromisso em tomar medidas proporcionais e adequadas em situações que afetam a circulação viária, buscando sempre minimizar os transtornos para os cidadãos”, finalizou a Secretaria através de nota.
A reportagem da Tribuna do Norte entrou em contato com a comunicação do Governo do Estado e aguarda retorno.