Número 123 no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), o tenista italiano Luca Nardi, de apenas 20 anos, fez história nesta terça-feira (12/3). O jovem eliminou Novak Djokovic, melhor do mundo e lenda do esporte, na fase de 32 do Masters 1.000 de Indian Wells, disputado nos Estados Unidos. O sérvio foi derrotado com parciais de 6-4, 3-6 e 6-3, em 2h22min de partida.
O resultado foi inesperado para o próprio Luca, que ficou incrédulo com a vitória: “Acho que é um milagre. Sou um cara de 20 anos, 100º no mundo e derrotando Novak. É uma loucura!”.
- Leia: Tênis em choque: Djokovic é eliminado de Indian Wells por 123º do mundo
O italiano sequer ia disputar a chave principal do Masters 1.000 de Indian Wells – ele entrou como “lucky loser” (perdedor sortudo, na tradução literal). O termo é usado para se referir a atletas que não se classificam para um determinado torneio, mas entram devido à desistência de outro.
Luca Nardi entrou na chave de última hora, para substituir o argentino Tomás Etcheverry, que abandonou a competição após sofrer lesão na coxa. Na fase qualificatória, o italiano havia vencido o francês Terence Atmane, contudo, depois perdeu para o belga David Goffin, ex-top 10º do ranking da ATP.
Antes de bater Djokovic, Luca tinha protagonizado outro resultado surpreendente: venceu o chinês Zhizhen Zhang, 50º do mundo.
A trajetória de Luca Nardi
Nascido na pequena comuna italiana de Pesaro, Luca começou a jogar tênis quando tinha apenas sete anos, em um clube local, com o irmão Niccolo.
Desde que começou a jogar profissionalmente, aos 16 anos, o tenista acumula mais derrotas que vitórias: no total, somando simples e duplas, perdeu 14 jogos e ganhou apenas quatro. A melhor posição que Nardi já alcançou no ranking da ATP foi a 106ª, no mês passado.
O maior ídolo do jovem é o suíço Roger Federer, lenda do esporte que é considerado por muitos o maior tenista da história. Ele é o terceiro homem com mais títulos de Grand Slams (20), atrás apenas do espanhol Rafael Nadal (22) e e Djokovic (24). O sérvio, derrotado por Luca, também está entre os maiores ídolos dele.
‘Azarão’ venceu o ídolo
Luca não escondeu que Djokovic é um dos maiores ídolos dele. O italiano afirmou que tem até pôsteres do tenista sérvio no quarto.
A lenda do tênis elogiou o jovem de 20 anos após a partida: “Dou os parabéns a ele, principalmente pelo ótimo tênis do terceiro set. Eu não sabia muito sobre ele, mas o vi jogar e sabia que tem um jogo de alta qualidade desde a linha de base. Se move bem. Tem muito talento”.
Curiosidades sobre Luca Nardi
- Tipo de quadra preferido: dura
- Golpe preferido: forehand, executado do mesmo lado do corpo que segura a raquete (como Luca é destro, ele executa o golpe do lado direito). O movimento é feito com a palma da mão fica virada para frente
- Maior paixão fora do tênis: andar de moto (Valentino Rossi, lenda da Moto GP, nasceu na mesma comuna que Luca, Pesaro)
- Time de futebol para o qual torce: Napoli
- Esporte preferido depois do tênis: padel (esporte que combina tênis e squash em quadra fechada feita de vidro e malha, jogado por duas duplas)
- Emprego que teria se não fosse tenista: fisioterapeuta