Com o anúncio da saída de Klopp ao final da temporada do Liverpool, a partida deste domingo encerra, momentaneamente, uma história que completará 30 capítulos. Coincidentemente – ou apenas uma obra bem elaborada do destino – o local do último encontro entre os rivais no futebol inglês será o mesmo palco do primeiro embate: Anfield.
Velhos conhecidos do futebol alemão, Jürgen Klopp e Pep Guardiola se enfrentaram em apenas oito oportunidades, entre 2013 e 2015, por Borussia Dortmund e Bayern de Munique. Eles se reencontraram na Inglaterra na temporada 2016/17. E dominaram o futebol inglês.
Único treinador a desbancar a hegemonia do Manchester City nas últimas cinco temporadas da Premier League, Klopp tem um retrospecto favorável contra Guardiola. Além do Campeonato Inglês, os técnicos se enfrentaram pela Liga dos Campeões, Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa, Supercopa da Inglaterra.
Klopp e Guardiola têm sido protagonistas no futebol inglês nas últimas temporadas, retrospecto aponta equilíbrio no duelo entre os treinadores — Foto: Editoria de arte
Rivalidade, respeito e admiração
Em sua entrevista coletiva antes do último duelo frente ao grande rival, nesta sexta-feira, o treinador alemão fez questão de expressar sua admiração ao técnico do City.
– A forma como influenciou o futebol…. Apesar do número de troféus que ganhou, quando o vemos comportar-se, é como se nunca tivesse ganho nada. A sua vontade é extraordinária. É um excelente treinador – disse o treinador do Liverpool.
“Pep fez de mim um melhor treinador. Sei que sou muito bom no que faço, sei que não sou ruim, mas ele é o melhor”, reafirmou Klopp.
Jurgen Klopp e Pep Guardiola se cumprimentam antes de uma partida entre Liverpool e Manchester City — Foto: Reprodução/ Getty Images
“Não podemos definir o nosso período aqui sem o Liverpool, é impossível. Ele tem sido o melhor rival que eu já tive na vida. Acho que a Premier League vai sentir sua falta”, disse Guardiola.
– O carisma, a personalidade e, principalmente, a forma que sua equipe joga. Sempre foi um prazer assistir quão positiva é sua abordagem, como jogam, como ele respeita os torcedores também – afirmou o espanhol.
Klopp vai deixar o Liverpool: saiba mais sobre a carreira do treinador
A admiração é mútua. Em outubro de 2022, Klopp falou amplamente sobre os seguidos embates com Guardiola e a boa relação que tem com o espanhol. Reiterou, porém, que não são amigos. Mas que isso pode mudar no futuro, quando ambos não estiverem na rotina insana do futebol de elite.
“Ele me disse que quando não estivermos mais no comando de nenhum clube, sentaremos juntos e tomaremos uma taça de vinho, embora eu não seja um grande bebedor de vinho”, comentou Klopp.
À época, Klopp ainda citou outra grande rivalidade do esporte, entre os tenistas Roger Federer e Rafael Nadal, para reiterar que sua relação com Guardiola é diferente.
– Eu não sou Federer, e Pep não é Nadal, mas eles competem no mais alto nível e (ainda) são melhores amigos. Pep e eu não somos melhores amigos porque não nos conhecemos, mas eu o respeito muito e sei que ele também respeita o que estamos fazendo, então tudo bem – declarou Klopp, antes de um Liverpool x City em outubro de 2022.
Klopp e Guardiola durante a partida entre Manchester City e Liverpool, no primeiro turno da Premier League — Foto: Reprodução/Getty Images
Embora leve a melhor no retrospecto, o técnico do Liverpool ainda brincou e disse que desejava ao rival um período sabático de quatro anos, para não ter que enfrentá-lo. E se rendeu ao ex-Barcelona.
“O Pep é o melhor treinador do mundo, acho que todos estamos de acordo. Não consigo entender como alguém pode duvidar dele”, disse Klopp, na ocasião.
Primeiro colocado da Premier League com 63 pontos, o Liverpool recebe o Manchester City, vice-líder, 62, em casa. A “última dança” entre os treinadores do futebol inglês pode definir os rumos da liga, isso porque após seis temporadas os Reds podem voltar a desbancar o time de Guardiola.