Tite está perto de completar seis meses de trabalho no Flamengo, mas, neste período, já conseguiu dar “sua cara” ao time e alcançar marcas expressivas. Nos 25 jogos que dirigiu até o momento, o técnico tem um aproveitamento de 73,3% dos pontos, com 45 gols marcados e apenas 12 sofridos. Abaixo, a Itatiaia traz um balanço da “Era Tite”.
Foram levadas em consideração as 12 rodadas do Brasileirão de 2023, as 11 partidas pela atual edição do Carioca e os dois amistosos nos Estados Unidos, contra Philadelphia Union (vitória por 2 a 0) e Orlando City (empate em 1 a 1). O Flamengo sofreu suas únicas derrotas sob comando de Tite na última temporada, contra São Paulo, Atlético, Santos e Grêmio.
A pré-temporada levou o time a alcançar melhores condições físicas e o “equilíbrio entre os setores”, objetivo sempre deixado claro pela comissão técnica. Neste cenário, o Flamengo chega à decisão do Campeonato Carioca vivendo a maior série sem sofrer gols da história do clube, com 11 jogos. Com isso, Agustín Rossi superou a marca histórica de Cantarelli, de 1979.
A formação ideal
Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Pedro: esta é a formação mais repetida na “Era Tite”. Contra o Fluminense, no último sábado (16), o técnico mandou a campo esta escalação pela terceira vez. O treinador realiza mudanças pontuais no time.
Um dos princípios do trabalho de Tite é estimular a concorrência entre os atletas e, para isso, põe em prática a máxima de “quem está melhor vai jogar”. Gabigol e Bruno Henrique, por exemplo, perderam espaço entre os titulares, mas ainda estão entre os reservas mais acionados pelo treinador – veja mais detalhes abaixo.
Ao todo, Tite já utilizou 33 atletas nas 25 partidas que dirigiu o Flamengo. Arrascaeta, presente em todos, Agustín Rossi, Everton Cebolinha, Luiz Araújo e Pedro – que participaram de 24 – são os jogadores mais participativos na “Era Tite”. Em relação aos Garotos do Ninho, 10 foram utilizados pelo treinador neste período.
Os artilheiros
- 18 gols: Pedro
- 6 gols: Arrascaeta e Everton Cebolinha
- 4 gols: Luiz Araújo
- 3 gols: Léo Pereira
- 2 gols: Gabi e Ayrton Lucas
- 1 gol: Gerson, Everton Ribeiro, Varela e Bruno Henrique
Gabigol, o 12º homem
Ídolo da torcida e principal artilheiro do clube no Século XXI, Gabriel Barbosa vive um momento único sob o comando de Tite. O camisa 10 perdeu espaço entre os titulares. Gabi só iniciou dois jogos com o treinador – ambos pelo Carioca, em partidas que outros atletas foram preservados -, mas ocupa a posição de 12º homem.
Gabigol é o reserva mais acionado por Tite. Das 25 partidas com o treinador, o atacante entrou em campo 16 vezes, e é seguido por Bruno Henrique (14) e Victor Hugo (13). Os únicos gols do camisa 10 sob o comando do técnico, contudo, foram nos jogos nos quais iniciou como titular, contra Sampaio Corrêa e Volta Redonda.
Os próximos compromissos
De folga desde sábado (16), após a classificação para a decisão do Campeonato Carioca, o elenco do Flamengo se reapresenta nesta quarta (20), no Ninho do Urubu. Tite inicia a preparação para as finais contra o Nova Iguaçu e já visa a estreia na Copa Libertadores. O Rubro-Negro está no Grupo E e já tem a tabela definida.
Participe dos canais da Itatiaia Esporte:
- Youtube
- Threads
- Canal Whatsapp
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.