Lesão do goleiro Ederson
Ao soltar a sua primeira lista de convocados, para os amistosos de março diante da Inglaterra e da Espanha, Dorival Jr. surpreendeu com alguns nomes de sua lista.
Jogadores de confiança do técnico, que estiveram com ele em conquistas importantes nos últimos anos, foram lembrados, como foi o caso de Ayrton Lucas, do Flamengo, Rafael e Pablo Maia, do São Paulo, e Andreas Pereira, do Fulham.
Mas, por outro lado, o treinador também manteve a base de jogadores que estiveram na Copa do Mundo de 2022, dentre eles o goleiro Ederson, o zagueiro Marquinhos, e os atacantes Vini Jr. e Rodrygo.
Porém, uma lesão do goleiro Ederson neste fim de semana, em jogo do Manchester City contra o Liverpool, poderá abrir espaço para a convocação de um novo arqueiro, e um novo titular na meta da Seleção.
Homem de confiança de Dorival Jr.
Ederson sofreu um duro choque com Darwin Núñez, e teve constatada uma lesão no músculo reto femoral da perna direita, com previsão de recuperação de três a quatro semanas, e a CBF já indica um possível corte do goleiro.
Caso o corte de Ederson se confirme, Rafael deve receber uma oportunidade como goleiro titular da pentacampeã mundial. Isso porque o goleiro de 34 anos é um jogador de confiança de Dorival Jr., ajudando na conquista da Copa do Brasil de 2023.
Essa relação de proximidade, devido a um trabalho já executado juntos, pode pesar a favor de Rafael na hora da escolha de Dorival, com o treinador relembrando os tempos áureos do Tricolor.
A tendência que Rafael seja titular aumenta ainda mais quando olhamos para a concorrência do goleiro: Bento, do Athletico-PR, que apesar de ter sido convocado outras vezes, ainda não recebeu chances concretas e nem testado na Seleção.
Atuação de Rafael nos últimos meses
Em 2024 até aqui, Rafael viveu altos e baixos com a camisa do São Paulo. No título contra o Palmeiras, pela Supercopa, ele foi o protagonista, defendendo dois pênaltis.
Entretanto, contra o mesmo Palmeiras pelo Campeonato Paulista, o goleiro cometeu um pênalti para muitos considerado “infantil”, após acertar um soco na cabeça do zagueiro Murilo, também convocado para a Seleção, após saída atrasada do gol.
Os amistosos do Brasil estão marcados para os dias 23 de março, contra a Inglaterra, às 16h, no Estádio Wembley, e contra a Espanha no dia 26 do mesmo mês, às 17h30, no Santiago Bernabéu.
Já o São Paulo volta a campo no domingo, pelas quartas de final do Paulista, contra o Novorizontino. O Tricolor conseguiu a classificação graças a uma vitória suada sobre o Ituano, pela última rodada da competição.