Nesta sexta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os grupos e o regulamento da primeira fase do Brasileiro Série D de 2024, que contará com a participação de 64 equipes. A competição terá início em 28 de abril e seguirá o formato do ano anterior, com oito grupos regionalizados, cada um composto por oito times.
O Tocantinópolis EC (TEC), do Bico do Papagaio e campeão estadual de 2023, foi alocado no Grupo 2, ao lado de Maranhão, Moto Club, Águia de Marabá, Cametá, River-PI, Fluminense-PI e Altos. Por sua vez, o Capital, vice-campeão estadual, integrará o Grupo 5, que conta com Brasiliense, Real Brasília, Anápolis, Crac, Iporá, União-MT e Mixto.
A competição seguirá com os quatro melhores de cada grupo avançando para a fase de mata-mata, que culminará na grande final em 29 de setembro. Os quatro semifinalistas conquistarão o acesso à Série C de 2025.
Grupo dos campeõs
O grupo do Tocantinópolis é considerado um dos mais complicados, pois está repleto de campeões estaduais de 2023, como é o caso do próprio Verdão do Bico (campeão Tocantinense), Maranhão (campeão maranhense), Águia de Marabá (campeão paraense) e River (campeão piauiense).