Torcedores do Athletico-PR se revoltaram, na manhã desta segunda-feira (4), com o anúncio da contratação do técnico Cuca. Por meio das redes sociais, diversos internautas relembraram uma campanha do clube, em novembro de 2020, de apoio à modelo Mari Ferrer.
- Siga os canais de esporte da Itatiaia: YouTube, Twitter, Instagram e Facebook
Em dezembro de 2018, a blogueira acusou o empresário André de Camargo Aranha de tê-la abusado sexualmente em uma boate de Florianópolis, em Santa Catarina. O caso, que repercutiu nacionalmente, foi encerrado com o réu tendo sido inocentado por falta de provas.
À época, o Furacão fez uma publicação de apoio à mulher no X, antigo Twitter, e recebeu elogios da torcida. “Estupro culposo não existe! Estupro é estupro. O Athletico e as Gurias Furacão repudiam todas as formas de violência contra a mulher. Disque 180! Denuncie!”, escreveu.
Agora, nesta segunda-feira (4), torcedores se indignaram com a contratação de Cuca. Nos comentários do anúncio, muitos athleticanos classificaram o acordo com o técnico como “vergonha na história do clube”.
Cuca é o nosso novo técnico para a sequência da temporada 2024. O treinador inicia os trabalhos no CAT Caju nesta terça-feira, data de reapresentação do elenco rubro-negro.
Os auxiliares técnicos Cuquinha e Daniel Cerqueira também vão compor a nova comissão técnica athleticana,… pic.twitter.com/tneBepsBzZ
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) March 4, 2024
Vale ressaltar que Cuca é morador de Curitiba e nunca escondeu ser torcedor do Athletico-PR, clube que nunca comandou na longa carreira.
Justiça anulou condenação de Cuca
No ano passado, com a pressão da torcida do Corinthians pela condenação de estupro durante uma excursão do Grêmio em 1987, na Suíça, Cuca deixou o clube com dois jogos no comando. Desde então, ele não dirigiu mais nenhuma equipe.
Em 3 de janeiro deste ano, a Justiça anulou a sentença da condenação de estupro. A extinção do processo se deu por uma falha na condução jurídica.
Como não houve um novo julgamento sobre o caso, a anulação da condenação não avalia culpa ou inocência de Cuca, embora ele não possa ser considerado culpado pela acusação. Isso porque o processo foi extinto.
Cuca vai substituir Juan Carlos Osorio
Na manhã desse domingo (3), o Furacão comunicou a saída do treinador colombiano Juan Carlos Osorio e dos auxiliares técnicos John Mario Arango e Francisco Yony Londoño.
Temporada do Athletico-PR
No último sábado (2), o Athletico-PR perdeu por 1 a 0 para o Londrina na primeira partida das quartas de final do Campeonato Paranaense. O revés representou também a perda da invencibilidade na competição, após 11 partidas sem derrota na temporada.
Há cerca de duas semanas, Osorio foi alvo de muitas críticas da torcida do Furacão após empate por 0 a 0 com o Operário por conta da escalação. Na entrevista coletiva daquele duelo, o treinador rebateu as críticas e pediu paciência ao torcedor.
Osorio foi anunciado pelo clube paranaense há exatos dois meses, em 3 de janeiro, após passagem pelo Zamalek, do Egito. Ele também teve outra passagem pelo Brasil, mas em 2015, quando treinou o São Paulo em 29 jogos.
“O Athletico Paranaense agradece aos profissionais pelos serviços prestados e deseja sucesso na continuidade de suas carreiras. Interinamente, a equipe principal será comandada por Wesley Carvalho e Juca Antonello”, disse o clube em trecho de comunicado.
Em busca da classificação para as semifinais do Paranaense, o Athletico-PR recebe o Londrina no sábado (10), em Curitiba, pelo segundo jogo das quartas de final. Em 12 jogos pelo Furacão, Osorio acumulou sete vitórias, quatro empates e uma derrota.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.