- Palestino, Botafogo e Always Ready assumiram a liderança da série da 3ª Fase da CONMEBOL Libertadores 2024.
- Os quatro classificados para a Fase de Grupos serão decididos nos jogos disputados de 12 a 14 de março.
Nesta semana, foram realizadas as primeiras partidas da 3ª Fase da CONMEBOL Libertadores 2024, uma etapa do torneio continental em que oito clubes sul-americanos se enfrentam afim de avançar na competição e se aproximar da Fase de Grupos.
Palestino ganhou do paraguaio Nacional por 2 a 0, fora de casa em Assunção, onde Sportivo Trinidense e Colo-Colo em 1 a 1. Botafogo venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1 no Rio de Janeiro e o Always Ready bateu por 1 a 0 o Nacional, do Uruguai, em El Alto.
– Nacional (PAR) 0 x 2 Palestino (CHI) –
O chileno Palestino garantiu uma vitória fora de casa por 2 a 0 sobre o Nacional, do Paraguai, em Assunção, uma vantagem importante antes do jogo de volta da CONMEBOL Libertadores 2024 na próxima terça-feira em Rancagua.
Os gols do clube chileno foram marcados por Bryan Carrasco e Gonzalo Sosa, aos 47′ e 50′.
– Números do Jogo –
- Depois de derrotar a Portuguesa (2 a 1) e o Nacional (2 a 0) na atual CONMEBOL Libertadores, o Palestino enfileirou vitórias como visitante pela primeira na história do torneio da CONMEBOL, após 39 partidas fora de casa.
- Palestino conquistou a terceira vitória de um time chileno visitando um adversário paraguaio na CONMEBOL Libertadores desde 1968. Em 51 jogos disputados desde então (16E e 33D), apenas o O’Higgins (4 a 1 x Sol de América em 1980) e a Universidad de Chile (3 a 2 x Guarani) conseguiram vencer em solo paraguaio nessa competição.
- Somente em três dos 12 jogos fora de casa do Palestino, nos torneios da CONMEBOL desde 2020, o time teve média menor de posse de bola do que seus adversários. Hoje, contra o Nacional, o Tricolor alcançou 54,7% de posse de bola.
- Gonzalo Sosa marcou gols em cinco clubes em torneios da CONMEBOL, cada um de um país diferente: dois x Santos (Brasil), um x Universidad Católica (Chile), um x Blooming (Bolívia), um x Portuguesa (Venezuela) e um x Nacional (Paraguai).
- Benjamín Rojas é o primeiro reserva do Palestino a dar assistência em torneios da CONMEBOL, desde que Bruno Barticciotto o fez contra o Newell’s em maio de 2021 pela CONMEBOL Sudamericana.
– Sportivo Trinidense (PAR) 1 x 1 Colo-Colo (CHI) –
Colo-Colo empatou em 1 a 1 com o Sportivo Trinidense no jogo de ida da 3ª Fase, em Assunção.
O Triqui saiu na frente aos 36 minutos com o gol do meio-campista Juan Salcedo. O Cacique igualou aos 59′ com o gol do ponta Cristian Zavala.
– Números do Jogo –
- Colo-Colo cortou uma série de três jogos fora de casa sem pontuar no Paraguai em competições da CONMEBOL (3D). A última vez que o time havia feito isso também foi em um empate de 1 a 1 contra o Olimpia, na CONMEBOL Libertadores de 1998.
- Trinidense continua invicto na CONMEBOL Libertadores, com uma vitória e dois empates. Esses empates foram em casa e pelo mesmo placar: 1 a 1.
- A posse de bola de 79,7% do Colo-Colo contra o Trinidense é o sexto maior registro em uma partida da CONMEBOL Libertadores e o maior para o clube chileno, desde 2013.
- Contando a partir deste mesmo ano, Esteban Pavez é o terceiro jogador do Colo-Colo a ultrapassar a marca de 90 tentativas de passes na CONMEBOL Libertadores, com 98 x Sportivo Trinidense. Os outros dois são Matías Zaldivia (104 x Delfín em 2018) e Gabriel Suazo (98 x Peñarol em 2020).
- Gilberto Flores liderou o Trinidense nessa partida em duelos disputados (10, ao lado de Joel Román), desarmes (3) e faltas recebidas (2, ao lado de Wildo Alonso).
– Botafogo (BRA) 2 x 1 RB Bragantino (BRA) –
No duelo de brasileiros, dois gols de Junior Santos deram ao Botafogo a vitória por 2 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, em casa, no jogo de ida da 3ª Fase do Campeonato, no Rio de Janeiro.
Os gols de Santos foram marcados aos 44′ e 73′. Juninho Capixaba descontou para o clube de Bragança Paulista aos 47′.
– Números do Jogo –
- Júnior Santos tornou-se o maior artilheiro do Botafogo na CONMEBOL Libertadores (sete gols), superando Jairzinho, Dirceu e Rodrigo Pimpão (cinco gols cada). Ele também é o segundo jogador a marcar sete gols em uma edição da fase preliminar, depois dos oito de Fidel Martinez em 2020.
- Damián Suárez deu as assistências para os dois gols de Júnior Santos contra o Red Bull Bragantino. Desde 2013, apenas um outro jogador conseguiu duas assistências no mesmo jogo pelo Botafogo em competições da CONMEBOL: Tiquinho Soares x Aurora em 2024, que também assistiu dois gols de Júnior Santos.
- Helinho deu sua segunda assistência para o Red Bull Bragantino na CONMEBOL Libertadores, feito que nenhum outro jogador conseguiu. Sua outra assistência foi em 2022 x Vélez Sarsfield, também para um gol de cabeça.
- Botafogo manteve seu registro perfeito em casa nas rodadas preliminares da CONMEBOL Libertadores (5V em 5J), com 15 gols marcados e dois sofridos.
- Roberto ‘Gatito’ Fernández se tornou o primeiro jogador a começar 15 jogos como titular pelo Botafogo na CONMEBOL Libertadores. Gatito é o maior líder de todos os tempos no quesito titularidade e também em número de jogos disputados (16).
– Always Ready (BOL) 1 x 0 Nacional (URU) –
Always Ready conseguiu um pequeno alivio no resultado jogo com o Nacional, do Uruguai, derrotando-o por 1 a 0 em El Alto.
O gol de Darlison Rodrigues aos 13′ no Nido del Condor – Ninho do Condor – deu ao time boliviano uma pequena vantagem que eles terão que aproveitar ao máximo em Montevidéu na próxima quinta-feira, onde o vencedor da série será decidido.
– Números do Jogo –
- Always Ready venceu seu primeiro confronto com um time uruguaio na competição da CONMEBOL. Também somaram cinco jogos sem sofrer gols nos últimos dez que disputaram em casa.
- O gol de Darlison Rodríguez para o Always Ready quebrou a sequência do Nacional de três jogos sem sofrer gols, duelando com times bolivianos em competições da CONMEBOL.
- Always Ready sofreu apenas quatro finalizações e 0,09 gols esperados contra o Nacional, os menores registros de um time boliviano na CONMEBOL Libertadores.
- Em sete dos nove jogos em casa do Always Ready nas últimas três edições da CONMEBOL Libertadores, o time boliviano deu mais de 20 chutes a gol. Além disso, eles marcaram pelo menos um gol em oito deles (só ficaram sem marcar contra o Boca em 2022).
- Robson Matheus, do Always Ready, fez uma finalização e quatro assistências contra o Nacional, a maior marca da rodada. Matheus também foi o segundo jogador do time boliviano com mais toques de bola (99, um a menos que Adalid Terrazas – 100).
CONMEBOL.com / AFP / OPTA