O Sport Club Internacional conheceu na noite da última segunda-feira (18) seus adversários na fase de grupos da Copa Sul-Americana, e o site oficial do clube divulgou uma avaliação dos três clubes que a equipe gaúcha terá pela frente na competição: o Delfín (Equador); o Belgrano (Argentina) e o Real Tomayapo (Bolívia).
O Inter detém um título na Sul-Americana, na edição de 2008, ocasião em que superou os argentinos do Estudiantes, e sua estreia está marcada para a primeira semana de abril.
ABAIXO, O RELATO PUBLICADO NO SITE OFICIAL DO INTER SOBRE OS ADVERSÁRIOS DA EQUIPE GAÚCHA NA SUL-AMERICANA (FASE DE GRUPOS)
DELFÍN (EQUADOR)
Os equatorianos fizeram grande campanha no último Clausura, encerrado na quarta posição, e assim garantiram a sexta colocação na tabela anual de seu país e a vaga na CONMEBOL Sul-Americana de 2024. Fundado em 1989, o Delfín está sediado na litorânea cidade de Manta e costuma mandar seus jogos no Estádio de Jocay, onde o Inter empatou por 1 a 1 com o Emelec, no ano de 2015, em partida da quarta rodada da fase de grupos da Libertadores.
Desde agosto de 2022, os cetáceos são comandados por Guillermo Duro, argentino de 55 anos de idade. No elenco, um dos nomes mais destacados é José Angulo, atacante vencedor da CONMEBOL Sul-Americana de 2023 com a LDU. Aos 29 anos, o equatoriano ainda ostenta, em seu currículo, passagens por Independiente del Valle, com quem foi vice-campeão da Libertadores de 2016, e Barcelona de Guayaquil.
Para chegar aos grupos da CONMEBOL Sul-Americana, o Delfín precisou disputar a fase preliminar, na qual enfrentou o Deportivo Cuenca. Fora de casa, os cetáceos venceram por 5 a 2, gols de José Angulo, duas vezes, Ignacio Gariglio, Braian Oyola e Guillermo Fratta (contra).
Na atual edição do Apertura, o Delfín é 10º colocado. Passadas três rodadas, os comandados de Guillermo Duro somam uma vitória e duas derrotas, além de dois gols marcados e quatro sofridos. Na última vez que foram a campo, os cetáceos bateram o Técnico Universitário, em Manta, por 2 a 0. Elordi e Mariano Miño marcaram os gols do jogo.
ESTÁDIO JOCAY, CASA DO DELFÍN. FOTO: CONMEBOL/DIVULGAÇÃO
BELGRANO (ARGENTINA)
Fundado em 19 de março de 1905, o tradicional Club Atlético Belgrano garantiu vaga na CONMEBOL Sul-Americana após atingir a 11ª colocação na tabela geral da Argentina em 2023. Prestes a disputar o torneio continental pela quarta vez na história, o Pirata sonha em superar a campanha de 2016, quando avançou até as oitavas de final da competição.
O começo de temporada, porém, não é positivo em Córdoba. Vice-lanterna do grupo B na Copa de la Liga Argentina, o Pirata venceu somente um dos 11 jogos que disputou em 2024. O desempenho custou o emprego de Guillermo Farré, que pediu dispensa da casamata celeste depois do empate de 2 a 2 com o Central Córdoba, na terça-feira passada (12/03).
Dentro de campo, boa parte das esperanças da torcida do Belgrano está depositada em Matías Suárez. Depois de cinco anos consecutivos no River Plate, onde marcou 40 gols e deu 30 assistências ao longo de 133 partidas, o camisa sete acaba de iniciar sua terceira passagem no Pirata. Além dele, Lucas Passerini, de 29 anos, é outro atacante que merece atenção especial dos adversários celestes.
O fator local também é uma arma forte do Belgrano. Atualmente, o Pirata divide seus jogos como mandante em dois estádios: o mundialista Mario Alberto Kempes, com capacidade para 57 mil pessoas, e o Gigante de Alberdi, capaz de abrigar até 34 mil torcedores e torcedoras.
ESTÁDIO GIGANTE DE ALBERDI, DO BELGRANO. FOTO: DIVULGAÇÃO/CLUB ATLÉTICO BELGRANO
REAL TOMAYAPO (BOLÍVIA)
Caçula do grupo C, o Real Tomayapo acaba de completar 25 anos de história. Fundado em fevereiro de 1999, o Verdolaga é um clube da cidade Tarija, situada a quase 900km de distância da capital La Paz e 1.850 metros acima do nível do mar. A CONMEBOL Sul-Americana será a primeira competição continental da história da equipe, que encerrou o Campeonato Bolliviano do ano passado na sexta posição.
Comandado pelo argentino Gustavo Romanello, o Tomayapo avançou para os grupos da Sul-Americana após eliminar o Jorge Wilstermann na fase preliminar. Dentro de casa, os verdolagas venceram a disputa por pênaltis, depois de empate sem gols no tempo normal, pelo placar de 4 a 3.
A nível nacional, o Real Tomayapo acaba de estabelecer um feito histórico. Na quarta-feira passada (19/03), o futuro adversário colorado conquistou sua primeira vitória sobre o The Strongest. Dentro de casa, a equipe de Gustavo Romanello contou com dois gols de Matías Noble para triunfar por 2 a 0.
O Real Tomayapo contará com uma casa renovada para receber a CONMEBOL Sul-Americana. O Estádio IV Centenario convive, desde o início de 2024, com intenso processo de reformulação promovido pela Secretaria de Obras Públicas do Governo Autônomo Departamental de Tarija. Atualmente, o palco pode abrigar públicos de até 15 mil espectadores.
O ESTÁDIO IV CENTENÁRIO, LOCAL ONDE O TIME BOLIVIANO SEDIARÁ SUAS PARTIDAS. FOTO: DIVULGAÇÃO/ONEFOOTBALL