O diretor corporativo do Valencia, Javier Solis, contatou o diretor de relações institucionais do Real Madrid, Emilio Butragueno, para explicar os preparativos e promover um clima respeitoso e positivo entre as duas equipes no que será a primeira vez de Vinicius no estádio após o episódio.
Vinicius Junior reclama de racismo por parte da torcida do Valencia — Foto: Getty Images
O Valencia deseja aproveitar o jogo deste sábado para mostrar os seus esforços anti-racismo. Está sendo preparada a mensagem “Mestalla é a casa de todos”, juntamente com informativos para os placares do estádio, cartazes e sinalização dentro e fora do local e, potencialmente, um banner a ser exibido antes da partida.
Vinicius Junior é algo de racismo durante o jogo entre Valencia e Real Madrid — Foto: Getty Images
Rebranding
Depois do caso com Vinicius Junior, os dirigentes do Valencia formaram um grupo de trabalho para combater o racismo e todas as formas de discriminação. Com o slogan ‘VCF World’, foi organizada uma campanha de sensibilização contra o racismo e a discriminação para a temporada 2023-24.
No entanto, durante todo este período, nunca houve um pedido de desculpas público do Valencia a Vinicius Junior.
Vinicius Junior tenta mostrar para a arbitragem o torcedor racista no jogo contra o Valencia — Foto: Getty Images
Após os diversos casos de racismo contra jogadores negros no país, a liga espanhola iniciou a campanha ‘La Liga vs Racismo’ para consolidar a educação, prevenção e ação contra o racismo no torneio nesta temporada. Foi lançada também a ferramenta ‘La Liga Mood’ para monitorar ataques de ódio nas redes sociais.
Valencia x Real Madrid
Neste sábado, o Valencia recebe o Real Madrid no estádio Mestalla, em confronto válido pela 27ª rodada do Campeonato Espanhol. A bola rola às 17h.