Ainda sem acordo para a compra de Matheus Pereira, o Cruzeiro contará com seu meia, a princípio, nas seis rodadas da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Com contrato até junho, o camisa 10 do time celeste aguarda a definição do futuro em meio a negociações entre o clube celeste e o Al-Hilal, da Arábia Saudita.
No dia 9 de março, na tentativa de facilitar a compra de Matheus Pereira, Ronaldo visitou o Al-Hilal e foi tietado pelos jogadores do time saudita. O Fenômeno também tirou fotos com dirigentes da equipe do Oriente Médio.
Nessa segunda-feira (18), após sorteio na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, o Cruzeiro conheceu os adversários e a tabela básica da competição internacional. A Sul-Americana, com encerramento marcado para o dia 23 de novembro, terá a sexta e última rodada na semana do dia 29 de maio.
O time celeste está no Grupo B, ao lado de Unión La Calera-CHI, Universidad Católica-EQU e Alianza-COL.
Tabela básica da Sul-Americana
- Rodada 1: Semana do dia 3/4
- Rodada 2: Semana do dia 10/4
- Rodada 3: Semana do dia 24/4
- Rodada 4: Semana do dia 8/5
- Rodada 5: Semana do dia 15/5
- Rodada 6: Semana do dia 29/5
- Playoffs: Semanas dos dias 17/7 e 24/7
- Oitavas: 14/8 e 21/8
- Quartas: 18/9 e 25/9
- Semifinal: 23/10 e 30/10
- Final: 23/11
Importância de Matheus Pereira em 2024
Peça fundamental para a equipe de Nicolás Larcamón, Matheus Pereira contribuiu com ao menos uma assistência na maioria dos jogos em que o Cruzeiro venceu no Campeonato Mineiro. No último sábado (16), o armador marcou um gol e deu uma assistência na vitória contra o Tombense, no Mineirão. O resultado garantiu a Raposa na final do Estadual.
Assistências de Matheus Pereira no Mineiro
- Assistência para Arthur Gomes na vitória contra o Tombense, no Mineirão
- Assistência para Rafael Elias na vitória contra o Uberlândia, no Mineirão
- Assistências (2) para Marlon e Arthur Gomes na vitória contra o Patrocinense, no Mineirão
- Assistência para João Pedro na vitória contra o Atlético, na Arena MRV
Cruzeiro tenta permanência de Matheus Pereira
Em sintonia com o clube e com a torcida, Matheus Pereira vive a expectativa de seguir no Cruzeiro. O jogador, inclusive, já disse algumas vezes que deseja permanecer na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. A cláusula de compra está estipulada em R$ 60 milhões.
Depois do último jogo, Matheus colocou o futuro nas mãos da diretoria do Cruzeiro.
“É importante falar do jogo de hoje. Não gosto de falar para frente, mas já deixei a minha vontade clara. O Pedro falou que dependeria muito do meu rendimento. Aí tem que perguntar para ele se está valendo a pena. Ele sabe da minha vontade”, disse Matheus em entrevista à TV Globo.
Cruzeiro na Sul-Americana
Na fase de grupos, o Cruzeiro terá pela frente alguns obstáculos, como o gramado sintético da equipe chilena, a altitude da capital do Equador e um velho conhecido da torcida do Atlético no time colombiano.
Vale ressaltar que, curiosamente, o Cruzeiro nunca enfrentou nenhum dos três adversários na fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Onde jogam, curiosidades e os destaques dos adversários
A Itatiaia preparou um material completo sobre curiosidades, onde jogam os rivais, os destaques de cada equipe. Veja abaixo:
Unión La Calera-CHI
Bicampeão da Segunda Divisão e da Terceira Divisão do Chile, o Unión La Calera, atual 13º colocado na elite, é uma modesta equipe de La Calera, cidade de cerca de 50 mil habitantes.
Como o município chileno está no nível do mar, os adversários não se preocupam com a altitude. O grande problema da logística é que La Calera não possui aeroporto, o que exige que os outros times façam viagens de ônibus.
Outro detalhe que desperta a atenção é o gramado sintético do Nicolás Chahuán Nazar, inaugurado em 2019. O estádio tem capacidade para pouco mais de 9 mil torcedores.
Comandado pelo argentino Manuel Fernández, de 40 anos, o La Calera conta com a experiência do centroavante Emmanuel Gigliotti, de 36 anos e ídolo do Independiente, para surpreender na Sul-Americana.
Em maio de 2019, nos pênaltis, o Atlético eliminou o Unión La Calera, pela 2ª fase da Sul-Americana. Aquela foi apenas a segunda vez que os chilenos disputaram o torneio.
Universidad Católica-EQU
Sem grande relevância no futebol equatoriano, a Universidad Católica é tricampeã da Segunda Divisão. Fundado em 1963, o clube vive o seu auge e, atualmente, ocupa a terceira colocação neste começo de liga nacional.
Com sede em Quito, capital do Equador, “Los Celestes” têm a altitude como uma possível aliada. A cidade fica a 2.850m acima do nível do mar, o que costuma complicar a vida de times brasileiros, especialmente para os goleiros.
A principal peça do elenco é o meia argentino Facundo Martínez, de 39 anos. Ídolo do clube equatoriano, o camisa 10 defende a equipe desde 2010. O técnico é o argentino Jorge Célico, de 59 anos.
Alianza FC-COL
Campeão da Segunda Divisão Colombiana, o Alianza FC é um modesto clube do país. A primeira vez que eles disputaram a Primeira Divisão foi em 2013, ano em que o Cruzeiro levantou, por exemplo, o tricampeonato da Série A do Campeonato Brasileiro.
Fundado em 1990, em Barrancabermeja, o Petrolera mudou de cidade em 16 de janeiro deste ano e, atualmente, joga em Valledupar. Os jogos são realizados no Estádio Armando Maestre Pavajeau, com capacidade para 11 mil pessoas.
A mudança de município foi causada pela suposta falta de apoio financeiro das autoridades regionais. O Alianza FC se chamava Alianza Petrolera e trocou, inclusive, o escudo e as cores. Antes, eles utilizavam as cores amarela e preta. Agora, são tricolores, com as cores azul, branco e vermelho.
No elenco, o Alianza tem duas peças mais conhecidas no cenário internacional: o meia Macnelly Torres, ídolo do Atlético Nacional e presente em convocações da Colômbia, e o também armador Sherman Cárdenas, ex-Atlético.
O Alianza FC, dirigido pelo colombiano César Torres, de 47 anos, figura na 16ª colocação na tabela do Campeonato Colombiano.
Regulamento
Após uma primeira fase eliminatória (alguns times entram diretamente na fase de grupos), 32 equipes foram divididas em oito chaves com quatro clubes cada. O primeiro colocado de cada grupo seguirá para as oitavas de final.
Já os times na segunda posição dos grupos da Sul-Americana vão duelar com algum terceiro colocado de cada grupo da Copa Libertadores em um playoff para as oitavas.
Com exceção da final, em jogo único e com mando de campo neutro, toda fase mata-mata terá jogos de ida e volta. Não haverá o critério de gol qualificado marcado fora de casa.
Participe dos canais da Itatiaia Esporte:
- Youtube
- Threads
- Canal Whatsapp
Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.