A principal irritação do treinador ainda era por conta do primeiro jogo da semifinal contra o Flamengo. Na ocasião, o Flu perdeu por 2 a 0 e Diniz sofreu questionamentos por ter escalado Ganso e Renato Augusto juntos.
Diniz se irrita com pergunta sobre escalação do Fluminense: “Falso tricolor com bloguezinho”
No último sábado, no 0 a 0 com o Flamengo, Diniz iniciou o jogo com o atacante Marquinhos na lateral direita e o volante Martinelli de zagueiro. O técnico aproveitou uma pergunta sobre sua intenção ao deslocar o ponta direita para a lateral e desabafou longamente. (Veja no vídeo acima)
Fernando Diniz em Flamengo x Fluminense, pelo Campeonato Carioca 2024 — Foto: André Durão
— Esperam a carniça dar errado para falar. Ninguém tem personalidade pra falar que isso aqui está errado e sustentar. Mesmo jeito que falaram ano inteiro que não podiam jogar Felipe Melo e Marcelo. Ficam assim criando esse tipo de coisa. Tudo falso tricolor com bloguezinho, achando que tá fazendo muito sucesso.
– Tem que ter mais respeito. Quem era a favor hoje do Marquinhos na lateral? Isso é um câncer do futebol, comentarista de resultado, engenheiro de obra pronta. Vida ruim, sem firmeza, coragem… Aí vem falar em nome da torcida. Ainda bem que tem a torcida, muita gente reconhece o que faz em campo e não passa pelo crivo, essa membrana de blog e imprensa. Muita gente que vê e assiste. Assim vocês tentam, ficam tentando arrumar crise. Muita gente faz isso, quer que afunde, ganhar like. Pega coisa mais consistente, mais ética e moral. Depois quer vir aqui e ficar fazendo aproximação, fazer pergunta bonitinha. Agora tem que falar. É a vida da gente. Semana inteira assistindo e trabalhando pra achar solução que vocês acham na maior facilidade, pegar Ganso e Renato Augusto. Se puderem levem mais a sério. Esse é o time que temos e tenho orgulho de hoje.
Reclamações e discordâncias de Diniz em entrevistas coletivas não são inéditas. Relembre abaixo outras situações em que o técnico do Fluminense se irritou e desabafou em coletivas.
Fernando Diniz em Fluminense 0x 2 Flamengo, na ida da semifinal do Carioca 2024 — Foto: André Durão
Resposta: “É até engraçado ouvir uma pergunta dessas. Você gosta de fazer perguntas desse tipo. O Caio Paulista era um cara hostilizado por todo mundo, críticas do torcedor. Michel Araújo estava do mesmo jeito, o Calegari nem se fala. Aí você faz uma pergunta dessas, se está fazendo falta? O ambiente do Fluminense propiciou que os jogadores saíssem. Eles não foram embora por causa disso. O time tem Alexsander, Marcelo e fomos atrás do Jorge para a função, que infelizmente machucou. Quantas vezes eu vim aqui defender todos esses de quem você está falando? Gostava de todos esses jogadores, o Caio Paulista fez ótimas partidas na lateral. A opção do Gabriel Teixeira de sair foi dele, entrou receita para o clube. O ambiente faz parte disso, a gente não podia jogar mal que era tudo culpa do Caio em determinado momento, independente de jogar bem ou não.”
Flamengo 2 x 0 Fluminense – Melhores momentos – Oitavas de final da Copa do Brasil 2023
O Fluminense superou o Cruzeiro por 1 a 0, no Maracanã, em jogo da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na rodada anterior, entretanto, o Tricolor havia sofrido quatro gols do Vasco em derrota por 4 a 2. O técnico Fernando Diniz foi perguntado sobre uma suposta fragilidade no sistema defensivo da equipe.
Resposta: “O time não esteve frágil defensivamente. O Cruzeiro não criou quase nada. Não sei por que você fez essa pergunta, sinceramente, você sempre faz uma pergunta… Você acha que eu tenho alguma coisa contra você. Sempre faz pergunta desse tipo, né? O que (os quatro gols do Vasco) tem a ver com hoje? Quantas chances o Cruzeiro teve? Você acha que o Cruzeiro é ninguém? Eles (Cruzeiro) ganharam de três do Santos na Vila (Belmiro). Você acha que eles não iam ter nenhuma chance? (O Fluminense) só ia ser bom defensivamente se eles não tivessem nenhuma chance de gol, na sua cabeça? Tá bom. Respondida a sua pergunta. O time não foi mal defensivamente, muito pelo contrário. Foi por conta da defesa, de todo mundo defender, que a gente conseguiu ganhar de 1 a 0.”
Fluminense 1 x 0 Cruzeiro – Melhores momentos – 24ª rodada do Brasileirão 2023
Samuel Xavier foi expulso na reta final do primeiro tempo. Depois do cartão vermelho, Diniz reuniu seus auxiliares para um debate enquanto a arbitragem anunciava os acréscimos. O técnico foi questionado sobre a decisão de não gastar uma substituição no exato momento da expulsão do lateral, visando fortalecer a defesa do Fluminense. Minutos depois, o Internacional empatou o duelo no Beira-Rio.
Resposta: “Essa é uma pergunta tão fácil de ser feita, mas tão sem profundidade. O que teve a ver o gol com a não entrada do lateral? Você falou que era pra acertar a defesa. A defesa não ficou desacertada. O cara cruzou uma bola aqui, antecipou. O Arias foi para lá porque faltavam 2 minutos. Já tinha acabado o jogo. Você achava mais coerente colocar um jogador frio? É uma pergunta em cima do resultado, do que aconteceu. Se não tivesse saído o gol, você não teria perguntado. Você quer discutir ou quer esperar eu responder? Se quiser discutir, a gente discute. Você faz a pergunta e eu tenho que ficar debatendo? Você fez uma pergunta que é uma pergunta que… Então “tá” bom. Você faz pergunta em cima do resultado, eu vou responder. Não mudei porque achei que não era pra mudar. Se eu for te responder assim… Se eu achasse que era pra mudar, eu teria mudado. Achei que não teve coerência. Muito mais arriscado colocar um jogador frio faltando 2 minutos. O Arias foi lá, treinou. Você deve saber que os caras jogam em outras posições. O John Kennedy foi lá para ajudar do lado do Arias. Tomou gol por causa disso? Não tem a ver. Você justificou que tomou gol logo em seguida. Para você, (o Fluminense) tomou gol porque eu não mexi. A mensagem que você passa é essa com a sua pergunta. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Absolutamente nada a ver. Então se o Guga tivesse entrado no lugar, tivesse tirado o Ganso, aí não ia tomar o gol? É ficar falando em cima do resultado.”
Fluminense 2 x 2 Internacional – Melhores momentos – Semifinal da CONMEBOL Libertadores 2023
Depois da conquista do título da Recopa, Diniz foi perguntado sobre a forma que lida com as críticas feitas às contratações do Fluminense, assim como a importância de ter jogadores mais velhos no elenco. O Tricolor superou a LDU por 2 a 0, no Maracanã.
Resposta: “Acho uma bobagem, falta de respeito e falta de inteligência. Se desse tudo errado para o Fluminense daqui para frente, estariam errados de largada. Porque fomos campeões da Libertadores com o time com média de idade mais alta entre Libertadores, Champions League, Concacaf… É um presente do futebol brasileiro poder contar com esses jogadores. O nível dos caras é prazer na convivência. O povo, e parte da imprensa, gosta de chacota, like e sorriso fácil e não muito da verdade. Mas isso aqui não entra. Entramos com um trabalho de profundidade. Ninguém vai jogar eternamente, mas se estão aqui eles têm qualidade.”
André e Felipe Melo levantam a taça do Fluminense de campeão da Recopa Sul-Americana — Foto: Lucas Merçon/Fluminense
O Fluminense saiu atrás na semifinal do Campeonato Carioca, tendo perdido por 2 a 0 para o Flamengo em jogo em que “o time não existiu no primeiro tempo”, nas palavras do próprio Diniz. Depois da derrota, a imprensa questionou a escalação inicial do Tricolor. Renato Augusto entrou na vaga do suspenso André, compondo o meio-campo com Ganso e Martinelli.
Resposta: “Pela análise do jogo, respondendo sua pergunta, obviamente quando um time joga um primeiro tempo tão mal como jogamos, o responsável é o treinador, não adianta atribuir a outros fatores. Agora, essa explicação que o torcedor quer saber… Se o time jogasse mal, naturalmente iam dizer que era por causa do Renato Augusto, mas não tem absolutamente nada a ver. Se fosse por isso… O time melhorou no segundo tempo, não melhorou? Só por que saiu o Ganso? Mas entrou o Lima, que é outro meia, não é volante. Você acha que melhorou por que o Lima entrou no lugar do Ganso? O que mudou foi a postura do time.
– O time não existiu no primeiro tempo, não saiu jogando bem. Se fosse por conta só da marcação, teria trocado passes com mais velocidade, teria sido mais criativo, criado chances de gol. A gente não criou e não marcou. Não é porque não tinha jogador… É sempre essa coisa fácil, e não é fácil assim o futebol. Não foi porque jogaram Renato Augusto e Ganso. A gente errou uma enormidade de passes, saímos jogando mal, escolhemos mal se saía jogando curto ou longo. O time não existiu. Não é por conta dessa coisa fácil, mas se quiserem achar que é, podem achar. Mas não foi. O time voltou pro segundo tempo com outra postura.
– O time não começou a morder mais porque o Lima entrou. Teve mais volume, começou a ser mais agressivo, mais atitude. Não foi por conta da escalação. Acabo sempre correndo o risco, e prefiro, de apostar naquilo que acho mais correto. A gente perdeu um pouco de marcação e ia ganhar qualidade, imposição técnica, coisa que não aconteceu no primeiro tempo. Até com um a menos, a gente conseguiu jogar melhor do que jogamos no primeiro tempo. Então não foi por conta da entrada do Renato Augusto e do Ganso. Acabei de te responder, pô. Ganhar qualidade técnica, imposição no jogo.”
Fluminense x Flamengo – Melhores Momentos
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv