Vice-campeão da Recopa, a LDU perdeu a chance de igualar um recorde do futebol sul-americano que pertence ao Cruzeiro. No Maracanã, no Rio de Janeiro, os equatorianos tiveram a possibilidade de conquistar o terceiro título continental sobre o Fluminense, mas esbarraram em uma grande atuação de Jhon Arias.
- Siga o canal Itatiaia Esporte no Whatsapp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Em 2008 e em 2009, no mesmo Maracanã, o Fluminense viu a LDU conquistar os dois principais títulos do continente. No primeiro embate, a LDU ergueu o título da Copa Libertadores, nos pênaltis. No ano seguinte, foi a vez do time de Quito ficar com a Copa Sul-Americana.
Na América do Sul, o Cruzeiro é o único clube que venceu o mesmo adversário três vezes em decisões de torneios internacionais. Diante do River Plate, da Argentina, a Raposa faturou os títulos da Copa Libertadores (1976), da Supercopa da Libertadores (1991) e da Recopa Sul-Americana (1998).
Outras freguesias no continente
Independiente x Flamengo
O Independiente, da Argentina, já derrotou o Flamengo em duas finais internacionais. Em 1995, o Rey de Copas venceu a Supercopa da Libertadores e, em 2017, a Sul-Americana. Coincidentemente, os dois títulos foram conquistados no Maracanã.
Grêmio x Independiente
Se o Flamengo é “freguês” do Independiente, o Grêmio já faturou duas taças em cima do time de Avellaneda. Em 1996 e em 2018, o Tricolor Gaúcho foi campeão da Recopa sobre os argentinos.
Atlético x Olimpia
Vítima preferida do Atlético na América do Sul, o Olimpia, do Paraguai, já perdeu duas finais continentais para o Galo. Em 1992 e em 2013, o Alvinegro ficou com os títulos da Copa Conmebol e da Libertadores, respectivamente.
Atlético x Lanús
Já em 1997 e em 2014, o Atlético conquistou os títulos da Copa Conmebol e da Recopa Sul-Americana contra o Lanús.
Santos x Peñarol
Tricampeão da Libertadores, o Santos venceu o principal torneio da América duas vezes contra o Peñarol, do Uruguai. As finais foram disputadas em 1962 e em 2011.
River Plate x América de Cali
Em 1986 e em 1996, o River Plate conquistou duas Libertadores em cima do América de Cali, da Colômbia.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.