Com apenas seis vitórias nos 12 jogos disputados até agora em 2024, o Fortaleza tem o pior início de temporada da era Juan Pablo Vojvoda. O argentino assumiu em 4 de maio de 2021, portanto este é o terceiro ano em que começa as competições no comando do Leão.
- Siga o canal Itatiaia Esporte no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular.
O time tem apenas uma derrota, o 1 a 0 para o CRB em Maceió, pela Copa do Nordeste, mas acumula empates até mesmo no Campeonato Cearense, onde a diferença técnica para times menores do estado é grande. No domingo (10), no primeiro jogo da semifinal, o Fortaleza ficou no 1 a 1 com o Maracanã, na Arena Castelão, time que está na Série D do Campeonato Brasileiro.
Veja os números de início de temporada do Fortaleza com Vojvoda:
2024
- 12 jogos
- 6 vitórias
- 5 empates
- 1 derrota
- 25 gols pró
- 11 gols contra
2023
- 12 jogos
- 9 vitórias
- 1 empate
- 2 derrotas
- 23 gols pró
- 5 gols contra
2022
- 12 jogos
- 8 vitórias
- 4 empates
- 0 derrota
- 26 gols pró
- 8 gols contra
Apesar de Vojvoda estar preocupado com a falta de efetividade do time no ataque, que segundo ele cria as oportunidades, mas as desperdiçam, os números mostram uma fragilidade maior no setor defensivo. São 11 gols tomados nos 12 primeiros jogos de 2024, quase um por partida, contra cinco no mesmo recorte de 2023 e oito no ano anterior.
Há que se pesar a falta do zagueiro Titi, que se machucou com gravidade no atentado sofrido pelo ônibus da delegação no Recife, em 22 de fevereiro, quando torcedores do Sport arremessaram bomba e pedras contra o veículos. Titi foi um dos seis feridos, precisou tirar um estilhaço preso à sua perna com cirurgia e deve voltar a treinar normalmente somente nos próximos dias.
“Estamos com essa frustração [gols perdidos]. Vamos ter que revisar os erros, como sempre, continuar confiando, acreditando, porque as situações existem, as chances existem também”, disse Vojvoda após o 1 a 1 contra o Maracanã.
Retrospecto
Nos 12 confrontos da temporada, em sete o Fortaleza saiu perdendo e precisou correr atrás, outro ponto que internamente é visto como algo que atrapalha, já que os rivais se fecham e dificultam as ações ofensivas.
Vojvoda tem 212 jogos como técnico do Fortaleza e, em breve, vai se tornar o treinador que mais vezes dirigiu a equipe, ultrapassando Moésio Gomes, que entre os anos 1970 e 1980 sentou no banco de reservas por 229 partidas.
O argentino assumiu em maio de 2021, e o início de trabalho acumulou oito vitórias e quatro empates, em 12 partidas, em meio a confrontos do Campeonato Brasileiro da Série A. Ele renovou recentemente seu contrato até dezembro de 2025.
O Fortaleza volta a campo nesta quinta-feira (14) para enfrentar o Retrô-PE, na Arena Castelão, na capital cearense, pela segunda fase da Copa do Brasil. É preciso vencer para avançar e o empate leva a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis. O jogo começa às 21h30 (de Brasília)
O confronto de volta na semifinal do Cearense contra o Maracanã será no próximo domingo (17), às 17h (de Brasília), novamente no Castelão.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.