O Corinthians começou a temporada com diversas mudanças no time titular por conta de saída de jogadores e a chegada de reforços. No meio de campo o torcedor viu Raniele ser contratado junto ao Cuiabá e assumir a titularidade no setor ao lado de Maycon.
Apesar da eliminação ainda na fase de grupos do estadual, a dupla deixou uma boa impressão, com destaque principalmente em relação as interceptações de jogadas adversárias. Raniele foi o líder geral do Paulistão, com 15 lances certos enquanto Maycon foi o quarto, com oito, atrás apenas de Gabriel Risso e Igor Inocêncio, ambos da Ponte Preta, com 12 e nove, respectivamente, conforme dados do site Footstats.
O ex-jogador do Cuiabá ainda encerrou a fase de grupos na liderança de desarmes, com 20 certos.
Liberdade em campo para Maycon
O camisa 7 do Timão teve uma mudança considerável em sua forma de jogar em campo com a chegada de António Oliveira. Com Mano Menezes ele jogava muito mais focado na marcação, alterando como primeiro volante com Gabriel Moscardo ou Fausto Vera.
Mas nos últimos jogos, desde a troca do comando técnico, Maycon atua muito mais como um segundo volante, com liberdade para avançar e apoiar o ataque. Com isso ele já conseguiu dois gols na temporada, além de conceder duas assistências para seus companheiros, além de ter condições de criar jogadas com passes longos, uma de suas qualidades.
Esse fato só é possível pelo fato de que Raniele acaba sendo muito mais um “cão de guarda” na defesa do Corinthians, focado primeiramente na marcação. Porém é importante que o camisa 14 já mostrou ter um bom passe e consegue apoiar o ataque quando tem espaço.
Opções no elenco do Corinthians
Os dois jogadores cresceram de produção com António Oliveira, porém o treinador vive uma situação complicada no momento, já que hoje o Timão conta com poucas peças de reposição para o setor.
Fausto Vera, que ainda não repetiu o bom futebol de 2022, foi quem ganhou mais oportunidades, principalmente no lugar de Maycon, enquanto Ryan e Guilherme Biro foram utilizados no empate sem gols contra o Água Santa.
Além disso, existe uma expectativa pelo retorno de Paulinho, após grave lesão, e até mesmo ter Breno Bidon atuando mais recuado, mas como um segundo volante.
Dessa forma não está descartado que o Corinthians contrate um outro volante de marcação ou promova algum jovem da base para o setor.