Crítico da postura dos jogadores do Botafogo na derrocada do time no Campeonato Brasileiro de 2023, o comentarista Zé Elias viu um novo espírito no Glorioso na classificação em cima do Red Bull Bragantino para a fase de grupos da Libertadores. O ex-jogador destacou em especial ações de Gatito Fernández, Damián Suárez e Alexander Barboza no jogo, que terminou empatado em 1 a 1 no Nabi Abi Chedid.
– O Botafogo lutou, correu, mas tem um jogador que salvou, que foi o Gatito. Antes do gol, fez três defesas importantíssimas. No primeiro tempo fez duas grandes defesas também, foi uma partidaça. O (Lucas) Perri foi um ótimo goleiro, mas o Gatito traz mais experiência. Com cinco minutos, ele caiu no chão. Você viu isso no Perri ano passado? Segundo tempo ele desafiou o árbitro o tempo todo. Isso é experiência – disse Zé Elias no “F90”, da ESPN.
– O Barboza é bom jogador, e é chato, hein? Chato para jogar, dá pontapé, briga, deu uma gravata no Borbas, cotovelada, puxou camisa… É o espírito que muitas vezes faltou ano passado. Na expulsão, o próprio Damián foi malandro, esperou, começou a ganhar tempo, quase levou um jogador do Bragantino junto com ele. São pequenos detalhes que você vai percebendo que o time já é mais matreiro, entende mais o que precisa ser feito – completou.
Zé Elias também acredita que outro ponto que o Botafogo conseguiu evoluir no ano passado foi a quantidade de opções de qualidade no elenco.
– Esse ano o Botafogo tem mais jogadores para dividir as responsabilidades. No ano passado, o foco era em Tiquinho e Eduardo, você marcava esses dois jogadores e o Botafogo perdia poder de conclusão, de criação. Agora você vai ter mais opções, vai dividir as atenções do adversário. O Botafogo está muito forte em termos de elenco, cabe ao treinador que chegar entender e montar estratégias diferentes dependendo do jogo – projetou.